O BPER está na reta final da sua Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre o Banca Popolare di Sondrio (BP Sondrio). Termina nesta sexta-feira, dia 11, e o BPER já arrecadou mais de 36% do capital do banco visado, de acordo com o comunicado divulgado nesta quinta-feira.

Segundo o BPER, até ao final de quinta-feira, já tinham sido vendidas mais de 162,5 milhões de ações ao proponente, equivalentes a aproximadamente 35,8% do capital do BP Sondrio. A estas juntam-se 1,55 milhões de ações já detidas pelo BPER, que se traduzem em cerca de 0,34% do capital. Assim, o banco já ultrapassou os 35% de capital na sua posse, um patamar que este considerava mínimo para conseguir o controlo do rival.

Este avanço na operação surge uma semana depois do BPER ter atualizado a sua oferta sobre o BP Sondrio. O banco propôs aos acionistas pagar mais um euro por cada ação que vendessem, colocando o BP Sondrio com uma avaliação de 5,44 mil milhões de euros.

O BPER é o quarto maior banco de Itália e lançou a sua oferta sobre o BP Sondrio no início do ano, inicialmente no valor de 4,3 mil milhões.

Esta é a primeira de várias tentativas de consolidação na banca italiana a seguir em frente. Também em curso está a OPA do UniCredit sobre o Banco BPM, que tem captado a atenção da Comissão Europeia e do mercado pelas reviravoltas em que esteve envolvida. Já a OPA do Monte dei Paschi di Siena pelo rival Mediobanca inicia-se na segunda-feira, dia 14.