
O escolhido por Donald Trump para liderar a NASA, o bilionário Jared Isaacman, já delineou a sua visão para a exploração espacial que prioriza o envio de astronautas a Marte. “Priorizaremos o envio de astronautas americanos a Marte e, ao longo do caminho, inevitavelmente teremos a capacidade de retornar à Lua”, disse Jared Isaacman a um comité de senadores encarregado de confirmá-lo para o cargo.
Este explorador espacial, que fez fortuna com pagamentos online e foi várias vezes ao espaço em missões privadas, foi questionado pelos senadores sobre sua visão para a NASA, e particularmente sobre o futuro do programa lunar Artemis.
Este projeto, anunciado em 2017 durante o primeiro mandato de Donald Trump, visa permitir o retorno de astronautas americanos à Lua e, mais especificamente, o estabelecimento de uma presença humana duradoura no planeta em preparação para futuras missões a Marte.
O Presidente Donald Trump prometeu “plantar a bandeira americana no planeta Marte” várias vezes desde que voltou ao poder em janeiro, sem mencionar a Lua, e é próximo do empreendedor Elon Musk, para quem o planeta vermelho é uma obsessão e que planeia pousar lá já em 2026 o seu foguete Starship e lançar missões tripuladas de lá em 2028.
(Lusa)