O Millennium bcp acaba de disponibilizar, em parceria com a Serviin, um serviço de atendimento com intérpretes de língua gestual portuguesa em toda a sua rede de sucursais.

Segundo o banco, trata-se de um serviço pioneiro em Portugal, sendo o Millennium o primeiro banco a implementá-lo no mercado, permitindo à comunidade surda ter acesso de forma autónoma aos serviços que que a instituição disponibiliza.

“No Millennium bcp consideramos que o respeito pela diversidade e a inclusão são aspetos fundamentais para a prossecução dos objetivos e compromissos do banco perante as comunidades que servimos. Possuirmos intérpretes de língua gestual, para permitir à comunidade surda concretizar e realizar operações de forma autónoma, reflete o nosso empenho diário em fomentar uma cultura empresarial que promova a igualdade de oportunidades, com uma forte vertente na área da sustentabilidade e inclusão”, afirma Miguel Maya, presidente da Comissão Executiva do Millennium bcp.

O serviço é gratuito e está disponível em todas as sucursais do Millennium bcp e do ActivoBank durante o horário de atendimento.

Na prática, um colaborador do banco faz uma videochamada com um dos intérpretes, de forma a estabelecer um atendimento acessível, inclusivo e equitativo. Numa segunda fase, o canal telefónico também será integrado neste serviço, essencialmente para informações gerais.

“É com enorme entusiasmo que nos juntamos ao Millennium bcp nesta iniciativa pioneira em Portugal. Este projeto do Millennium bcp, que vai transformar a experiência no serviço bancário para a comunidade surda, é um exemplo para este e outros setores de mercado e um compromisso para o desenvolvimento de uma sociedade verdadeiramente inclusiva e acessível para todos”, refere Filipe Pereira, CEO da Serviin.

Recorde-se que, em Espanha, o CaixaBank lançou este serviço no início do ano. Questionado na altura pelo Jornal PT50, o dono do BPI referiu que não tinha ainda planos para estender o serviço a Portugal.