O fundador e presidente do Fórum Económico Mundial (FEM), Klaus Schwab, demitiu-se nesta segunda-feira do cargo de presidente e membro do Conselho de Administração da organização.

Num comunicado divulgado pelo FEM, Schwab declara: “Ao entrar no meu 88º ano de vida, decidi abandonar o cargo de presidente e de membro do Conselho de Administração, com efeitos imediatos”.

Na reunião extraordinária do Conselho de Administração de 20 de abril, o Conselho de Administração tomou nota da demissão de Klaus Schwab. De acordo com o regulamento do Fórum, o Conselho de Administração nomeou por unanimidade o vice-presidente Peter Brabeck-Letmathe como presidente interino. Foi também criado um comité para a seleção de um futuro presidente.

No comunicado, o Conselho de Administração do FEM reconhece as “extraordinárias realizações” de Klaus Schwab, nomeadamente por “ter criado a principal plataforma global para o diálogo e o progresso”. Schwab esteve 55 anos na liderança do FEM.

O FEM é conhecido pela reunião anual de Davos, na Suíça, que junta os principais líderes mundiais para discutir o estado do mundo.

“Numa altura em que o mundo está a passar por uma rápida transformação, a necessidade de um diálogo inclusivo para navegar na complexidade e moldar o futuro nunca foi tão crítica. O Conselho de Administração do Fórum Económico Mundial sublinha a importância de se manter firme na sua missão e nos seus valores enquanto facilitador do progresso. Com base no seu papel de confiança, o Fórum continuará a reunir líderes de todos os setores e regiões para trocar ideias e promover a colaboração”, garante a instituição.