
O JPMorgan Chase anunciou nesta quinta-feira que vai lançar o seu banco digital de retalho Chase na Alemanha.
Segundo um comunicado ao qual a Reuters teve acesso, a entrada no concorrido mercado bancário da maior economia europeia vai acontecer no segundo trimestre de 2026.
O grupo norte-americano já lançou o Chase no Reino Unido, em 2021, sendo a Alemanha o segundo mercado europeu a acolher a plataforma.
Nos últimos anos, o JPMorgan preparou esta expansão com várias contratações, embora tivesse mantido em segredo o calendário do lançamento.
“O lançamento representa uma expansão significativa da presença do JPMorgan Chase no país, assente em mais de um século a servir clientes e comunidades alemãs”, afirmou o banco no comunicado citado pela Reuters. A sede da operação ficará em Berlim.
A Alemanha apresenta-se como um mercado desafiante devido à sua paisagem fragmentada, com um número elevado de bancos. Segundo analistas ouvidos pela Reuters, os novos players enfrentam uma concorrência “feroz” num segmento dominado por instituições locais e com margens reduzidas.
Porém, o JPMorgan vê na Alemanha uma base de clientes com elevados rendimentos, um enquadramento regulatório estável e um setor de fintech em crescimento. O país é já a terceira maior fonte de receitas do banco norte-americano, depois dos Estados Unidos e do Reino Unido.
Os principais executivos do JPMorgan reconhecem que, no passado, os bancos tiveram dificuldades em expandir a banca de retalho para fora dos seus mercados domésticos, mas acreditam que a era digital mudou o paradigma. “Vai ser uma batalha”, afirmou Jamie Dimon, presidente-executivo do JPMorgan, em 2022, numa declaração a investidores citada pela Reuters.