
O preço do gasóleo deverá subir 3 cêntimos a partir de segunda-feira, 14 de julho, ao passo que o da gasolina deverá aumentar 1,5 cêntimos por litro, avançou ao Expresso fonte do setor.
Os valores médios praticados nas bombas na quinta-feira, 10 de julho, segundo os dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), foram 1,573 euros por litro no gasóleo simples, e 1,673 euros na gasolina simples 95. O que significa que o preço por litro na próxima semana deverá rondar os 1,603 euros no gasóleo simples e de 1,688 euros na gasolina simples 95.
O preço reflete a evolução do crude no mercado internacional e das cotações dos produtos refinados, além de variações cambiais.
Na semana que agora termina, os preços dos contratos de referência deverão encerrar em alta, com o mercado a sopesar a possibilidade da aplicação de novas taxas alfandegárias pelos EUA.
A ajudar à subida dos preços estiveram, igualmente, os comentários do presidente norte-americano, Donald Trump, no sentido de aprovar novas sanções à Rússia; e a revisão em baixa das previsões da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e da Agência Internacional de Energia de procura de crude para o médio-prazo.
Os preços em bomba, contudo, poderão diferir dos preços médios calculados pela DGEG, dependendo dos postos de abastecimento, localidade e automóveis abastecidos.