A Euronext anunciou nesta terça-feira o lançamento da ‘Repo Foundation’, a primeira fase de um projeto de expansão de operações de recompra (‘repos’) na câmara de compensação da Euronext Clearing no mercado de títulos de dívida pública europeu. O objetivo é diversificar o acesso, otimizar margens e desafiar modelos existentes no mercado de financiamento garantido da Europa.

Baseado em 25 anos de negociação de dívida pública italiana, a Repo Foudation procura alargar a sua experiência a outros agentes no mercado europeu. Esta semana vai oferecer acordos de recompra (‘repos’) sobre obrigações soberanas de Espanha, Portugal e Irlanda.

Nos últimos anos, a Euronext transformou profundamente a Euronext Clearing numa das três principais câmaras de compensação da Europa. Agora a ‘Repo Foundation’ marca uma expansão das capacidades da Euronext Clearing, abrindo os serviços de financiamento garantido a contrapartes internacionais e introduzindo melhorias na eficiência das margens, gestão de risco e otimização de garantias.

Anthony Attia, diretor global de Derivados da Euronext, afirmou em comunicado que “o lançamento da Repo Foundation é um importante passo em frente na concretização da estratégia de expansão definida em novembro pela Euronext. A estrutura do mercado europeu de operações de reporte está a mudar e as empresas exigem mais do que acesso; precisam de soluções reais que apoiem a eficiência do capital, reduzam os custos, simplifiquem as operações e se alinhem com a evolução dos requisitos regulamentares”.