O Doutor Finanças, empresa especializada em “bem-estar financeiro” e intermediação de crédito, quer “consolidar-se como o melhor parceiro de gestão das finanças pessoais” e, neste sentido, vai adotar um novo modelo de gestão que visa acelerar o crescimento o seu crescimento. Assim, passa a contar com dois co-CEO: Vanda de Jesus e Nuno Leal.

Vanda de Jesus vem da fintech iCapital, onde era diretora em Portugal, e Nuno Leal era até agora administrador executivo no Banco BAI Europa. Ambos já integravam a administração da marca, como membros não executivos. Rui Bairrada, fundador da empresa e até agora o CEO, vai passar a ‘chairman’ do grupo. “Este reforço da estrutura foi pensado para permitir o lançamento de novas áreas de negócio, avançar no processo de internacionalização, bem como reforçar o seu papel de liderança nas várias áreas de atuação”, explica a empresa, em comunicado.

A nova estrutura de governo da empresa distribui as áreas da seguinte forma: para Nuno Leal ficam todas as áreas comerciais e para Vanda de Jesus ficam as áreas corporativas, de suporte e desenvolvimento de negócio. Mais especificamente, Nuno Leal fica responsável pelas questões relacionadas com Crédito Habitação Digital e ‘Private’, Rede de ‘Franchising’, Seguros, Crédito Consolidado, ‘Utilities’, Investimentos e Imobiliário. Por sua vez, Vanda de Jesus está responsável pelas áreas de Pessoas e Cultura, Financeira, Regulação, ESG, Tecnologia, Marketing, a Academia de Literacia Financeira e Estratégia de Expansão.

O novo ‘chairman’ vai assumir uma posição “mais agregadora” e pretende garantir o alinhamento de toda a estrutura, algo que, argumenta a empresa, é um “papel vital” para o sucesso deste novo modelo. Rui Bairrada justifica que este modelo deriva da dimensão da organização e a necessidade de ter “líderes que estejam focados no dia de hoje e outros que estejam focados no amanhã”.

Nuno Leal tem uma carreira com mais de 25 anos na área de vendas institucionais, gestão de produto e direção comercial, indica o Doutor Finanças. Já passou por posições de liderança no Deutsche Bank e no ABANCA e já está presente no Doutor Finanças desde 2021. É licenciado em Gestão e mestre em Finanças, pelo ISEG, onde é doutorando em Gestão.

Vanda de Jesus conta com um currículo extenso na área da tecnologia, em funções de marketing, estratégia, inovação, e transformação digital, enumera a empresa. Além da iCapital, onde continua como administradora não executiva, passou sete anos na equipa da Microsoft Portugal como CMO. A par disto, foi diretora executiva da Portugal Digital e diretora da UMIC, ambas estruturas governamentais para a a transformação digital do país. Dirigiu também a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações. É licenciada em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE e tem uma pós-graduação em E-Business no ISEG. Atualmente, frequenta o International Directors Program, no INSEAD.

O Doutor Finanças destaca ainda o seu “forte crescimento” em 2024, com uma faturação que superou os 21 milhões de euros. Paralelamente, 185 mil pessoas foram apoiadas pela empresa, de acordo com os dados da mesma. Os resultados de 2024 “são os melhores de sempre para a empresa”, sublinham. Contam com 280 trabalhadores na equipa interna, apoiados por 300 especialistas na sua rede de lojas e formaram ainda 15 mil pessoas na Academia Doutor Finanças. Segundo o LinkedIn de Rui Bairrada, o Doutor Finanças abriu mais de 50 lojas por todo o país.