A Linha de Leixões vai finalmente voltar a ter comboios a transportar passageiros. Há muito que se previa que o serviço, interrompido em 2011, fosse retomado mas só agora, a partir de 9 de fevereiro, é que isso acontecerá.
A confirmação foi feita esta sexta-feira pela CP em comunicado. O regresso da circulação acontece na sequência de um protocolo assinado pela empresa com a Câmara de Matosinhos e a Infraestruturas de Portugal, sendo que “o novo serviço da Linha de Leixões disponibiliza 60 comboios nos dias úteis, 30 em cada sentido, com oferta de dois comboios por hora e por sentido nas horas de ponta da manhã e da tarde. Aos sábados, domingos e feriados, realizam-se 34 comboios, 17 por sentido”.
Alguns dos comboios definidos nos horários disponibilizados pela CP farão o trajeto entre Leça do Balio, no concelho de Matosinhos, e Ovar – havendo alguns no período noturno, que irão até Aveiro. Haverá também situações em que o trajeto se fará apenas entre Leça do Balio e a estação de Campanhã, no Porto.
As estações que servirão agora os passageiros são, além de Leça do Balio, as de Arroteia e São Mamede de Infesta, ainda no concelho de Matosinhos, e Hospital de São João, São Gemil e Contumil, no concelho do Porto.
A linha de Leixões, também conhecida como Linha de Cintura do Porto, faz a ligação entre a estação de Campanhã e Leixões, mas nesta fase ainda não será aberta na sua totalidade ao transporte de passageiros, faltando depois levá-la até à estação do Senhor de Matosinhos. Serve uma zona com grande densidade populacional na área metropolitana do Porto. Manteve sempre o transporte de mercadorias até ao porto de Leixões e a sua reabertura em 2009 ao transporte de passageiros não teve sucesso, devido à baixa procura por parte da população, fechando dois anos depois. O facto de não haver articulação com outros transportes e de não ter as condições adequadas para a sua utilização justificou esse insucesso.
Agora, para que a situação não se repita, a IP e a câmara de municipal de Matosinhos avançaram com obras. No caso da empresa que gere as infraestruturas rodoviárias e ferroviárias do país, foram feitas intervenções nas estações e apeadeiros que servem a linha, incluindo a construção de dois novos Apeadeiros, designados Hospital de São João, na Rua Bouça da Cavadinha, em São Mamede de Infesta, e Arroteia, na Rua da Arroteia, em Leça do Balio.
Já o município de Matosinhos avançou com percursos pedonais e alargou os passeios existentes, com uma ligação à futura ciclovia de São Mamede de Infesta e com os transportes públicos rodoviários. Aumentou também a capacidade de estacionamento para facilitar a utilização dos comboios.
Houve também trabalhos de beneficiação, nomeadamente ao nível das plataformas, e procedeu-se à colocação de abrigos de passageiros, sinalética de orientação e informação ao público, à instalação de equipamentos de segurança e de nova iluminação, refere o comunicado do CP, que refere ainda que as estações e apeadeiros foram também intervencionados com a colocação de novo pavimento e a criação de faixas de segurança e encaminhamento, adaptadas a pessoas invisuais e ambliopes.