A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) está a monitorizar os potenciais efeitos da evolução dos mercados sobre as entidades sujeitas à sua supervisão, precisando que em contexto de elevada incerteza, como o atual, os investidores devem tomar decisões informadas e ponderadas.

“A CMVM acompanha em permanência a evolução do mercado promovendo a sua integridade e regular funcionamento e monitoriza continuamente os potenciais efeitos da evolução do mercado sobre as entidades e estruturas sujeitas à sua supervisão”, referiu o regulador dos mercados, em resposta à Lusa na sequência das quebras registadas no final da semana passada e na sessão de segunda-feira.

Hoje os mercados europeus e asiáticos fecharam em terreno positivo, mas o ambiente de incerteza adensado com as tarifas globais apresentadas por Donald Trump na semana passada mantém-se perante a possibilidade de nova escalada nesta guerra comercial, após a Casa Branca ter confirmado nesta terça-feira que os Estados Unidos passarão a taxar a 104% as importações chinesas a partir de quarta-feira, cumprindo a ameaça de aumento das tarifas em 50 pontos percentuais.

Na resposta à Lusa, a CMVM refere que a monitorização que faz do mercado compreende também, “sempre que necessário”, contactos e trocas de informação quer com a autoridade de supervisão europeia (ESMA) quer com as suas congéneres.

O supervisor dos mercados assinala ainda que os investidores devem tomar decisões informadas e ponderadas “em qualquer situação e, em especial, em contextos de elevada incerteza, como o atual” em que os mercados apresentam grande volatilidade.

A bolsa de Lisboa encerrou terça-feira em alta, com o índice PSI a valorizar 2,8% para 6.437,75 pontos, após a queda de 5,63% na véspera. No resto da Europa, as principais bolsas voltaram aos ganhos, depois de na segunda-feira terem encerrado com quebras a rondar os 5%, devido aos receios quanto ao impacto das tarifas norte-americanas. Londres totalizou mais 2,71%, Paris 2,5%, Frankfurt 2,48% e Madrid 2,37%.

Wall Street também abriu a valorizar, depois de um início de semana em que os principais índices conseguiram moderar as quedas, com o tecnológico Nasdaq a conseguir mesmo fechar em ligeira alta, naquela que foi a terceira sessão consecutiva de volatilidade.

Agência Lusa

Editado por Jornal PT50