A Austrália vai testar a liquidação de ativos tokenizados no seu sistema financeiro, para explorar como o dinheiro digital e a infraestrutura existente podem modernizar os mercados financeiros grossistas.

O Projeto Acacia é uma iniciativa conjunta do Banco Central da Austrália (RBA) e do Centro de Investigação Cooperativa em Finanças Digitais (DFCRC) e conta com o apoio da Comissão Australiana de Valores Mobiliários e Investimentos (ASIC), da Autoridade Australiana de Regulação Prudencial (APRA) e do Tesouro Australiano.

O projeto integra a estratégia do governo para impulsionar uma indústria de ativos digitais inovadora no país, sendo que nesta fase piloto vão participar 24 ‘players’ do setor financeiro, incluindo bancos e fintechs, tais como o Commonwealth Bank of Australia ou o Australia and New Zealand Banking Corporation.

Entre os casos selecionados, 19 avançarão para pilotos que envolvem transações reais, enquanto cinco serão provas de conceito com transações simuladas, abrangendo diversas classes de ativos, desde títulos de renda fixa e mercados privados a contas a receber e créditos de carbono. Os ativos para liquidação incluem ‘stablecoins’, ‘tokens’ de depósito bancário e uma moeda digital de banco central (CBDC) em fase piloto, que será testada em plataformas DLT autorizadas como Hedera, Redbelly Network, R3 Corda e Canvas Connect, entre outras.

Para facilitar o desenvolvimento do projeto, a ASIC concedeu uma isenção regulatória que permite a realização de testes responsáveis com ativos ‘tokenizados’, incluindo o uso da CBDC, entre os participantes e um grupo restrito de instituições financeiras.

Neste projeto, o país testará também a CBDC australiana. Recorde-se que a CBDC é dinheiro oficial em formato digital emitido por um banco central. Tem o mesmo valor legal que notas e moedas físicas. O euro digital será a versão da CBDC para a Zona Euro, criada pelo Banco Central Europeu e ainda em fase de preparação.

Os testes na Austrália decorrem ao longo dos próximos seis meses, com um relatório final previsto para o primeiro trimestre de 2026.

As conclusões apoiarão a pesquisa em andamento do RBA sobre como a inovação no sistema financeiro pode melhor apoiar a economia australiana na era digital. “Garantir que os pagamentos e acordos monetários da Austrália sejam adequados à era digital é uma prioridade estratégica para o RBA e o Conselho do Sistema de Pagamentos. O Projeto Acacia representa uma oportunidade para uma exploração colaborativa mais aprofundada dos mercados de ativos ‘tokenizados’ e do futuro do dinheiro pelos setores público e privado na Austrália”, refere em comunicado Brad Jones, governador adjunto do RBA.