A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) de Angola assinou esta Quinta-feira, 04, em Luanda, acordos para vários blocos petrolíferos com empresas do sector para assegurar continuidade nos Blocos.

Segundo o administrador executivo da ANPG, Alcides Andrade, estes acordos rubricados visam avançar as actividades de exploração e desenvolvimento de recursos em diferentes bacias petrolíferas de Angola.

Os acordos assinados pela ANPG foram com as destintas empresas do sector, Sonangol – Bloco 6/24 para desenvolver o potencial do Bloco, localizado nas águas pouco profundas da Bacia do Kwanza.  Afentra – Bloco 3/24 este acordo concede direitos sobre o Bloco 3/24 em águas rasas, marcando a entrada da Afentra como operadora no país.

ANPG e ExxonMobil – Bloco 15 o acordo assinado serve para assegurar a continuidade da produção. Este acordo, explicou Andrade, prolonga a licença até 2037, prevê a instalação de novas tecnologias e um programa de perfuração para aumentar a capacidade das linhas de fluxo submarino, resultando em cerca de 40 mil barris de petróleo adicionais por dia.

ANPG e Azule Energy – Bloco 31 visa assegurar uma produção contínua neste bloco que começou a produzir em 2012, estima-se em 50 a 60 barris de petróleo por dia.

Os acordos assinados, referiu, demonstram a estratégia de Angola de diversificar a participação no sector upstream, alinhando-se com operadores internacionais e promovendo o conteúdo local.