
O bilionário da tecnologia e chefe da Tesla, Elon Musk, lançou informalmente o seu próprio partido político conhecido como “America Party” através da sua plataforma X, distanciando-se ainda mais de Donald Trump e do Partido Republicano, que se tornaram os seus alvos quando recentemente criticou os gastos de Trump.
Musk disse num tweet que o povo dos EUA vive num sistema de partido único, “quando se trata de levar o nosso país à falência com desperdício e corrupção”.
Não é claro se Musk já registou o seu partido político na Comissão Eleitoral Federal, uma vez que não havia registos no website da comissão.
Musk anunciou o America Party um dia depois de ter criado uma sondagem que perguntava aos utilizadores se “querem independência do sistema bipartidário (alguns diriam unipartidário)”.
A sondagem recebeu 1,2 milhões de votos, com 65,4% dos utilizadores a votarem “sim”, embora seja de notar que os resultados não são uma representação exata da opinião pública, uma vez que Musk tem o maior número de seguidores no X e foi acusado de aumentar o envolvimento nos seus próprios tweets.
Musk, que frequentemente se envolve em sátiras ou piadas online, parece levar a sério a formação do America Party, sugerindo recentemente que poderia colocar “um foco em dois ou três assentos no Senado e oito a 10 distritos da Câmara” para influenciar os votos sobre a legislação.
(Com Forbes Internacional/Antonio Pequeño IV)