A Netflix ficou um pouco menos valiosa na segunda-feira, com as ações da plataforma de streaming com sede na Califórnia a caírem na sequência do anúncio de Donald Trump de que iria aplicar uma elevada penalização aos filmes produzidos no estrangeiro.

As ações da Netflix caíram 4% para 1113 dólares na abertura do mercado na segunda-feira, assinalando a pior perda da empresa em mais de um mês.

A queda seguiu-se à declaração de Trump, no domingo à noite, de que iria impor uma tarifa de 100% sobre “todo e qualquer filme que entre no nosso país e seja produzido em terras estrangeiras”, declarando que os filmes produzidos fora dos EUA são uma “ameaça à segurança nacional”.

Mas as ações da Netflix recuperaram para uma perda diária de 1,9% no fecho, sendo negociadas a 1134 dólares, depois de o porta-voz da Casa Branca, Kush Desai, dizer à Associated Press que “nenhuma decisão final sobre as tarifas de filmes estrangeiros foi tomada”, mas “a administração está a explorar todas as opções para cumprir a diretiva do presidente Trump de salvaguardar a segurança nacional e económica do nosso país, ao mesmo tempo que torna Hollywood grande novamente”.

Também em dificuldades estavam as ações da Disney (menos de 1%), da Warner Bros. Discovery (- 2%), da Paramount Global (- 2%) e da Universal Pictures, da Comcast (menos de 1%).

(Com Forbes Internacional/Derek Saul)