Jacques Villeneuve acredita que Max Verstappen deve se preparar para que o «prodígio» Oscar Piastri receba tratamento preferencial nas decisões de arbitragem da FIA nesta temporada, principalmente no caso em caso de confronto direto com o tetracampeão mundial.

O ex-campeão mundial canadiano comparou esta possível disputa pelo título ao que aconteceu entre Nico Rosberg e Lewis Hamilton. Segundo ele, Verstappen corre o risco de receber mais penalizações da FIA, enquanto o piloto da McLaren pode ser poupado ou receber uma sanção mais leve em caso de dúvida.

«Todos gostam de Pisatri, agora ele é o menino de ouro. Se acontecer alguma coisa, ele não receberá penalizações tão graves quanto Max Verstappen, por exemplo. E isso é uma grande ajuda na luta pelo campeonato. Isto lembra-me quando Lewis Hamilton e Nico Rosberg lutavam pelo Mundial. Se fizessem o mesmo gesto, Nico era penalizado. Na corrida seguinte, se Lewis fizesse o mesmo movimento, ele não era penalizado. Existe esse ligeiro desequilíbrio e Piastri está do lado certo da balança», explicou o canadiano que foi campeão do Mundo em 1997.

Depois da vitória no GP de Miami, o australiano lidera o Mundial de pilotos com 131 pontos, à frente do seu companheiro de equipa na McLaren Lando Norris (115) e de Verstappen (Red Bull) que soma 99, disputadas seis corridas.

O próximo Grande Prémio realiza-se no próximo fim de semana em Itália.