No seguimento da deslocação do FC Porto a Bruxelas - os dragões defrontaram o Anderlecht a 28 de novembro -, o Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA aplicou, esta quarta-feira, duras sanções ao emblema portuense devido ao comportamento dos adeptos afetos ao clube.

O organismo que rege o futebol europeu aplicou uma multa de 20 mil euros aos azuis e brancos, que ficaram também - em regime de pena suspensa por dois anos - proibidos de vender bilhetes para a próximo jogo fora de portas a contar para competições europeias.

O motivo da decisão prende-se com o uso de pirotecnia por parte dos adeptos portistas, bem como o lançamento de objetos e os danos provocados pelos mesmos. Recorde-se que as claques do FC Porto, aquando do embate que terminou empatado a duas bolas, utilizaram petardos durante vários momentos do jogo, bem como tochas e potes de fumo.

Em caso de reincidência, a UEFA tornará a proibição efetiva. Refira-se que o próximo jogo dos dragões fora de portas é em Belgrado, diante do Maccabi Tel Aviv - a partida está agendada para 30 de janeiro.