A Brembo, líder mundial na conceção, desenvolvimento e produção de sistemas de travagem, juntou forças com a Michelin, líder em pneus, e referência em inovação no domínio dos materiais compostos.

As duas empresas assinaram um acordo para explorar o potencial das suas soluções inteligentes para revolucionar a performance dos veículos, e oferecer aos condutores níveis inigualáveis de segurança e conforto.

O objetivo da parceria entre a Michelin e a Brembo é combinar entre a experiência das duas empresas num intercâmbio permanente de dados em tempo real, entre o revolucionário sistema de travagem Sensify, da Brembo, e os dados de aderência transmitidos pelas soluções conectadas da Michelin.

Esta informação sobre os pneus permite aos engenheiros calibrar o sistema de travagem com uma enorme precisão. Os testes iniciais, tanto em simulação virtual, como no terreno, são muito prometedores. Na primeira fase, a Michelin integrou os seus modelos de pneus, e os seus algoritmos, com os sistemas de travagem inteligente, e as simulações de veículos, da Brembo, tudo num ambiente virtual. Durante a segunda fase, foram realizados testes reais nas pistas do Centro de Investigação e Desenvolvimento da Michelin, validando os resultados obtidos durante as simulações iniciais.

Os testes demonstraram que, com um equipamento pneumático idêntico, a distância de travagem pode ser reduzida em até quatro metros em situações de emergência sob diversas condições.

O novo sistema de travagem também mostrou uma redução do tempo de resposta, além de minimizar a perda de tração, melhorar a estabilidade lateral, e evitar o bloqueio das rodas.

“Estamos encantados por nos associarmos com a Brembo, líder reconhecido no seu sector. A nossa paixão partilhada pela inovação e pela excelência impulsiona-nos rumo a uma nova era de maior segurança. Na Michelin, estamos comprometidos com o prolongamento da vida útil dos pneus, oferecendo aos nossos clientes tranquilidade, e protegendo, ao mesmo tempo, o seu poder de compra e o meio ambiente. Atualmente, a Michelin é uma ‘empresa orientada para os dados’, em que a simulação e o desenvolvimento de software tornam-se ferramentas chave para controlar, em tempo real, a performance dos pneus. Juntas, a Michelin e a Brembo estão a desenvolver uma solução inovadora para os veículos do amanhã, desenvolvida hoje para os fabricantes de automóveis”, disse Serge Lafon, presidente da linha de negócio de equipamentos de origem da Michelin.