Neste fim de semana, realiza-se a fase final da UEFA Futsal Champions League, com duas equipas espanholas, uma portuguesa e uma cazaque: Cartagena Costa Cálida, Illes Balears Palma, Sporting CP e Kairat Almaty. A fase final da prova vai decorrer em Le Mans, França, esta é a primeira final-four de futsal da UEFA a ser disputada em território gaulês.

As primeiras equipas a entrarem na quadra são o Kairat Almaty e o Cartagena Costa Cálida. Algumas horas depois, repete-se o duelo da final de 2023, com o Sporting, de Nuno Dias, a enfrentar os campeões em título, Illes Balears Palma. Os jogos das meias-finais vão ser disputados na sexta-feira. O jogo do terceiro e quarto lugar e a própria final serão no domingo.

O Kairat, campeão em 2013 e 2015, pode fazer história, a par do Sporting, porque, se uma destas equipas vencer a competição, será a primeira equipa não espanhola a conquistar três títulos. Ao contrário dos adversários, o Kairat tem a sua lista de melhores marcadores repartida em três jogadores, com Alisson, Kevin Arrieta e Edson. Os cazaques foram a única equipa a qualificar-se na ronda de elite com uma jornada por disputar.

O Cartagena quer repetir o feito do Playas de Castellón, em 2002, do Sinara Ekaterinburg em 2008, do Città di Montesilvano em 2011, do Barcelona em 2012, do Ugra Yugorsk em 2016 e do Palma em 2023, ao conquistar o título na época de estreia na prova. Os atuais campeões espanhóis têm no seu plantel um jogador que já venceu esta competição, Tomaz Braga, em 2023 pelo Palma. Pablo Ramirez é o jogador que mais se tem destacado com cinco golos.

Nuno Dias, certamente, quererá uma melhor prestação comparando com o ano passado, onde terminaram na quarta posição. O Sporting bateu mais um recorde, esta temporada, ao chegar à sua 12.ª fase final. Com o regresso de Vinícius Rocha, o plantel leonino conta com mais um jogador que conquistou os dois troféus europeus, juntando-se a João Matos, Gonçalo Portugal e Alex Merlim. Os irmãos Bernardo Paçó e Tomás Paçó, Pauleta, Zicky e Taynan participaram no triunfo de 2021. Adivinha-se um duelo frenético entre os líderes dos seus respetivos campeonatos, que já se defrontaram esta época num torneio de pré-época, onde o Palma saiu vencedor, numa vitória de 5-4.

Os atuais campeões em título não perdem há 22 jogos, um recorde na competição, e procuram fazer história, novamente. Caso o Palma vença a Champions League, tornam-se na primeira equipa a conquistar três troféus consecutivos. É notório o crescimento do Palma não só a nível nacional, como também a nível europeu. Fabinho já leva nove golos e promete ser uma dor de cabeça para o Sporting. Esta que é a competição de elite do futsal de clubes, a ânsia de querer levantar o troféu é muita, mas a entrega na quadra tem que ser ainda maior e o mínimo erro pode ser fatal, uma vez que são esperados jogos muito intensos. Para o futsal português seria excelente o Sporting chegar, novamente, à final da UEFA Futsal Champions League.