Mais de Duas Décadas de Sucesso em Drag Racing para Concluir
A Toyota anunciou que irá terminar a sua participação no NHRA Drag Racing após a conclusão da temporada de 2025, encerrando um capítulo de 23 anos repleto de histórias numa das arenas mais emocionantes do automobilismo. Esta decisão marca o fim da parceria altamente bem-sucedida da Toyota com o NHRA, durante a qual acumulou mais de 200 vitórias em corridas, 12 campeonatos mundiais e a sua primeira taça de fabricantes nesta temporada.
“Parte da Família Toyota”
A liderança da Toyota em desportos motorizados expressou um imenso orgulho no legado da marca no NHRA.
“A nossa participação no NHRA Drag Racing trouxe muito sucesso e orgulho a toda a nossa organização,” disse Paul Doleshal, gestor de grupo para desportos motorizados na Toyota Motor North America. “Os nossos pilotos e equipas do NHRA tornaram-se verdadeiramente parte da nossa família Toyota. Estamos ansiosos por competir por mais vitórias e campeonatos com as nossas equipas apoiadas na próxima temporada.”
Doleshal enfatizou que a Toyota continuará a fornecer as ferramentas e recursos necessários às suas equipas parceiras até à temporada de 2025, garantindo que se mantenham competitivas na pista.
Um Legado de Dominância
A Toyota entrou no NHRA Drag Racing em 2002, garantindo a sua primeira vitória em Março de 2004. Ao longo das duas décadas seguintes, o fabricante tornou-se uma potência no desporto, destacando-se por:
- Mais de 200 vitórias em corridas
- 12 campeonatos mundiais, incluindo o campeão de Top Fuel Antron Brown, que conquistou o seu quarto título nesta temporada.
- O seu primeiro copo de fabricantes, ganho em 2023.
O sucesso da Toyota estendeu-se além das suas equipas, uma vez que também serve como o carro oficial da NHRA desde 2014, fortalecendo os seus laços com a comunidade de drag racing.
Parceiros de Equipa para Levar a Bandeira nos Anos Finais
Os esforços da Toyota no NHRA estão sob a sua estrutura de Toyota Gazoo Racing, que apoia várias equipas e pilotos de alto perfil:
- AB Motorsports: Liderada pelo campeão de Top Fuel quatro vezes Antron Brown, que também é proprietário da equipa.
- DC Motorsports: Competindo em Funny Car com Alexis DeJoria.
- Kalitta Motorsports: Com os pilotos de Top Fuel Doug Kalitta e Shawn Langdon, assim como o piloto de Funny Car J.R. Todd.
- Ron Capps Motorsports: Representado pelo campeão de Funny Car por duas vezes Ron Capps.
- Torrence Racing: Com os pilotos de Top Fuel Steve Torrence e Billy Torrence.
- SCAG Racing: Com o destacado de Top Fuel Justin Ashley.
A Toyota forneceu a estas equipas apoio técnico à beira da pista, tecnologia avançada e veículos de reboque, solidificando o seu papel como um pilar do seu sucesso.
O Caminho à Frente para a Toyota e a NHRA
Embora a Toyota não tenha divulgado razões específicas para a sua saída da NHRA, a decisão provavelmente está alinhada com mudanças mais amplas nas estratégias de desporto motorizado e branding da empresa. Sob a sua bandeira Toyota Gazoo Racing, o fabricante tem-se concentrado cada vez mais em disciplinas como corridas de resistência, rally e NASCAR, que oferecem exposição global e estão alinhadas com o seu impulso em direção a tecnologias de veículos híbridos e elétricos.
Para a NHRA, a saída da Toyota representa uma perda significativa, mas também abre oportunidades para que outros fabricantes possam brilhar.
Uma Despedida Afetuosa
A saída da Toyota da NHRA Drag Racing deixará, sem dúvida, um vazio no desporto, mas o compromisso da marca em terminar em grande realça o seu respeito duradouro pela comunidade do drag racing. À medida que as suas equipas parceiras se preparam para duas últimas temporadas, os fãs podem esperar que a Toyota proporcione momentos memoráveis na pista antes que o pano caia sobre este capítulo do seu legado no desporto motorizado.