O Tondela anunciou a contratação do extremo brasileiro Yarlen, confirmando o que Record já havia antecipado. O atleta, de 19 anos, chega do Botafogo, equipa na qual venceu o Brasileirão e a Libertadores da América em 2024, num empréstimo válido por um ano e com opção de compra que poderá ser acionada pelos auriverdes. Considerado uma promessa do futebol brasileiro, o avançado coleciona chamadas aos sub-20 da seleção canarinha e lutou sempre por espaço no clube com um dos melhores plantéis do país. 

Formado no Botafogo, Yarlen subiu pela primeira vez à equipa principal no ano passado, aos 18 anos. Sempre a flutuar entre as equipas A, sub-20 e sub-23, o jovem fez parte do ano de ouro, então com Artur Jorge ao leme. Pela equipa principal do Fogão, Yarlen fez 18 jogos, com o registo de dois golos e uma assistência. O atleta chega ao Tondela para a sua primeira experiência no estrangeiro e é o oitavo reforço do emblema beirão este verão.

"O que me fez dizer sim ao Tondela foi ter percebido que esta mudança ia ser importante para mim. Sempre foi o meu sonho chegar e jogar na Europa e o Tondela proporcionou-me isso mesmo. Eu sei que a adaptação nem sempre é fácil, mas eu sinto-me pronto, já estou a trabalhar para que essa fase de conhecimento seja o mais breve possível. Já estou a conseguir fazê-lo", declarou o jovem jogador, que também apresentou as suas características aos adeptos: "Considero-me um jogador habilidoso, que gosta de ir para cima do adversário, de ir no um contra um, mas acima de tudo, de ajudar a equipa, seja com assistências e com golos, muitos golos".

Tendo sido treinado anteriormente por técnicos portugueses, a joia brasileira garante estar um passo a frente na sua adaptação ao futebol europeu: "Eu sei como são os treinadores portugueses e da exigência deles no dia a dia. Trabalhei com o míster Artur Jorge e com o míster Renato Paiva, e por isso sei o que fazer para me adaptar o mais rápido possível".


Por: G.M.