A constante evolução do futebol tem levado à alteração de várias regras nas últimas épocas. Desde a introdução do VAR, até à instituição das cinco substituições em 2020, várias são as medidas para tornar o futebol mais eficiente. Nesse sentido e tendo em conta que se trata de uma medida a ser implementada apenas nos escalões de formação, a AF Braga aprovou as substituições ilimitadas com efeito imediato.
Assim sendo, juniores, juvenis e iniciados serão os escalões abrangidos por esta medida, ainda que, para se proceder à iniciativa, os treinadores estejam confinados a três períodos de jogo, fora o intervalo.
Segundo o que o zerozero conseguiu apurar, o teor ilimitado da nova regra cinge-se apenas aos jogadores saídos do banco suplentes, tendo em conta que os atletas retirados não poderão voltar a entrar no terreno de jogo.
Segundo a AF Braga, a medida surge com a necessidade de que «os jogadores mantenham um interesse permanente pelo jogo», a fim de alimentar «a esperança» de poderem ser chamados se os técnicos assim pretenderem.
Ao invés, os líderes de cada equipa técnica passam a «dispor de uma outra ferramenta» que «possibilita uma gestão mais operacional dos jogadores escolhidos para cada jogo», permitindo a utilização de todos os jogadores «inscritos no banco de suplentes.»
Ainda de acordo com a referida associação, o objetivo das substituições ilimitadas passa por «aumentar o nível de participação dos jogadores», ajudar a que «mais atletas possam jogar futebol» e diminuir «o número de desistências de atletas e consequentemente de equipas.»