A quatro jornadas do fim da Liga, começa a habitual ‘dança dos cartões amarelos’. Há quem force a amostragem do cartão para limpar castigos antes dos últimos jogos e quem procure, com base nos regulamentos, provar que determinado jogador forçou essa infração, devendo por isso ser penalizado mais severamente do que com a simples suspensão de um jogo. Nada de novo quando se entra na reta final da competição.

Mas vejamos a questão por outro ângulo.

Quais são as equipas que mais faltas cometeram até à 30.ª jornada? Quais viram mais cartões amarelos? Quais tiveram mais jogadores expulsos? E quais são as que, em média, precisam de cometer mais ou menos faltas até verem um cartão?

No topo da lista de equipas com mais faltas assinaladas surgem duas formações da metade superior da tabela: Santa Clara (6.º) e Estoril (9.º). Os açorianos somam 493 faltas em 30 jogos, média de pouco mais de 16 por jogo. O Estoril, com 477 infrações, tem uma média ligeiramente inferior.

Logo a seguir estão duas equipas em luta pela permanência: Estrela da Amadora (466 faltas) e Farense (463). Faz algum sentido, pois equipas mais pressionadas tendem a cometer mais infrações. Curiosamente, o Boavista (atual penúltimo classificado) regista apenas 378 faltas, o que dá uma média de 12,6 por jogo, valor surpreendentemente baixo para a sua posição.

E quanto aos quatro primeiros classificados?

O Sporting lidera, mas, neste caso, por cometer menos faltas: apenas 336. Seguem-se Benfica (344), FC Porto (424), SC Braga (425) e V. Guimarães (438). Em média, o Sporting comete 11,2 faltas por jogo, seguido pelo Benfica (11,5), Porto e Braga (ambos com 14,1), e Guimarães (14,6).

Cartões amarelos: quem lidera?

A equipa mais admoestada com cartões amarelos é o Santa Clara, com 95. Média de mais de três por jogo. Dado que é também a equipa com mais faltas, o número parece coerente.

Logo atrás estão Estrela da Amadora e Aves SAD, com 89 amarelos cada. Ambas lutam pela permanência e, neste contexto, é compreensível o elevado número de advertências. A explicação encaixa bem no caso do Estrela (terceiro em faltas, segundo em amarelos), mas não tanto no Aves (11.º em faltas, mas também segundo em amarelos). Talvez a chave esteja na gravidade das infrações cometidas.

Nesse sentido, o Boavista destaca-se: poucas faltas (15.º da Liga), mas muitos amarelos (quarto lugar, com 81). Aparentemente, os jogadores axadrezados cometem menos faltas, mas mais duras.

E os da frente?

Entre os quatro primeiros, os números de cartões amarelos são bem mais baixos:

Sporting: 56 (17.º da Liga)

Benfica: 55 (18.º)

SC Braga: 61 (16.º)

FC Porto: 74 (7.º)

Cartões vermelhos: quem se portou pior?

Apenas duas equipas passaram as 30 jornadas sem ver qualquer jogador expulso: Benfica e Famalicão. Nem por vermelho direto, nem por acumulação de amarelos.

No extremo oposto está o Boavista, com nove expulsões: Seba Pérez (2), Salvador Agra, Rodrigo Abascal, Vukotic, Reisinho, Pedro Gomes, Ibrahima Camará e Steven Vitória (1 cada). Seguem-se Rio Ave, Gil Vicente e Sporting, com cinco expulsões cada.

No caso dos leões, foram Diomande (2), Hjulmand, Maxi Araújo e Matheus Reis. O FC Porto teve três (Samu, Nico González e Gonçalo Borges) e o SC Braga dois (João Moutinho e Arrey-Mbi).

Quantas faltas até ver um amarelo?

O SC Braga lidera a estatística de ‘mais faltas por cartão amarelo’: 6,54. O que pode indiciar abordagem mais eficaz a travar o jogo sem ser penalizado.

Jogadores do Sporting veem um amarelo a cada 5,33 faltas

Benfica a cada 6,25

FC Porto a cada 5,30

Ou seja, na visão dos árbitros, as faltas dos jogadores de Sporting e FC Porto são ligeiramente mais graves do que as dos do Benfica e, sobretudo, do que as dos do SC Braga.

Jogadores mais advertidos nos quatro primeiros

Sporting: Hjulmand (7), Gonçalo Inácio (6)

Benfica: Carreras (8), Kokçu (6)

SC Braga: João Moutinho e João Ferreira (6).

FC Porto: Nehuén Pérez (8), Alan Varela (7)

Equipas com menos faltas por cartão amarelo

A fechar, as formações que precisam de menos faltas para ver um amarelo:

Gil Vicente: 4,64

Aves SAD: 4,30

Boavista: 4,11

Ou estão a cometer faltas mais duras ou os árbitros estão a ser mais severos com elas. Escolha o leitor.