Lucas Piazón, médio brasileiro de 30 anos, reencontra o Benfica, a quem marcou um golo especial ao serviço do SC Braga, na final da Taça de Portugal de 2020/21 (2-0), mas agora com a camisola do Aves SAD. «Vai ser um jogo muito difícil, mas temos de estar bem preparados. Temos defendido bem, de forma agressiva, e conseguido pressionar alto. Se encaixarmos a nossa marcação e recuperarmos bolas no meio-campo ofensivo, podemos criar dificuldades ao Benfica e ter hipóteses», disse esta quarta-feira à Agência Lusa, lançando a partida deste domingo (18 horas), na Vila das Aves, para a Liga.

«O Benfica está numa série considerável de vitórias consecutivas. Depois da chegada deste treinador [Bruno Lage], tem conseguido bons resultados e mostrado bom futebol. Sabemos que vai tentar uma entrada forte aqui na Aves, até porque o Sporting deixou escapar alguns pontos e está próximo da liderança», explicou Piazón, que elege Di María e Akturkoglu como «jogadores-chave do ataque do Benfica».

«O maior perigo vem de Di María. Está numa grande fase. Também gosto muito do turco, Akturkoglu, e do Pavlidis. Mas se pudesse retirar dois jogadores, seriam Di María, porque é muito criativo, finaliza bem, faz cruzamentos e dá o último passe, e Akturkoglu, rápido e forte também a finalizar», justifica, antes de virar-se para a sua equipa: «Começámos melhor do que estamos agora, mas temos feito bons jogos, especialmente fora de casa. No início do campeonato, não pontuávamos fora, mas nos últimos jogos estivemos perto de ganhar e conseguimos pontuar. Temos de manter esta consistência fora de casa e recuperar as vitórias em casa.»

Piazón, refira-se ainda, foi jogador do Botafogo, que acaba de conquistar o campeonato brasileiro: «Com a entrada de um investidor, a expectativa era o clube conseguir alguns títulos, mas estes processos costumam demorar mais um pouco. Acabou por ser mais rápido. Acho que é muito bom para Portugal ter três treinadores [Jorge Jesus, Abel Ferreira e, agora, Artur Jorge] com grande sucesso e reis das Américas.»

O Aves SAD trabalhou esta quarta-feira de manhã no centro de treinos a pensar na partida com os encarnados e contou com boa notícia: Kiki Afonso está restabelecido fisicamente, treinou-se e é mais uma opção para domingo.