A primeira fase da qualificação do GP da Indonésia de Moto3 realizou-se este sábado em Mandalika. Scott Ogden foi o mais forte, apurando-se tal como José Antonio Rueda, Stefano Nepa e Riccardo Rossi.

Na Q1, depois das primeiras voltas Rueda (Red Bull KTM Ajo) liderava, com Roulstone (Red Bull GasGas Tech3) em segundo, mas as coisas mudaram muito nas segundas tentativas. Ogden (FleetSafe Honda-MLav Racing) passou para a frente, Rueda ficou em segundo.

Também em posições de apuramento estavam Riccardo Rossi (CIP Green Power/KTM) e Eddie O’Shea (FleetSafe Honda-MLav Racing). Rueda voltou ao top quatro a dois minutos do fim, ficando em segundo a 0,237s de Ogden.

Com esta melhoria de Rueda, O’Shea caiu para quinto e assim ficou fora dos lugares de apuramento. No entanto, ainda algo podia mudar no tempo disponível. E, de facto, foi o que aconteceu.

Apesar de Ogden e Rueda terem mantido as duas primeiras posições, Stefano Nepa (LevelUp-MTA/KTM) ainda deu luta na fase final, enquanto Rossi não melhorou e acabou em quarto. Roulstone foi quinto, falhando a Q2 por apenas 0,009s.