
Christian Horner, o director de equipa de longa data da Red Bull Racing, foi surpreendentemente despedido numa decisão que deixou o mundo da Fórmula 1 em choque. A decisão abrupta de se separar de Horner levantou sobrancelhas e alimentou intensa especulação sobre o futuro da equipa, particularmente em relação ao piloto estrela Max Verstappen.
Enquanto alguns podem ter ficado surpreendidos com a notícia, o comentador da F1 Johnny Herbert foi rápido a apontar que a saída de Horner “não foi uma surpresa”. Segundo Herbert, os sinais já estavam à vista para Horner, cuja gestão tinha sido marcada por controvérsias e um declínio notável no desempenho da equipa em pista.
Após a saída de Horner, todas as atenções estão agora voltadas para Max Verstappen, com Herbert a prever que o quatro vezes Campeão do Mundo poderia estar a caminho da rival Mercedes. A especulação sobre a possível transferência de Verstappen para a Mercedes tem circulado há algum tempo, com rumores a ganhar força nas últimas semanas.
A repentina mudança na Red Bull levou a uma intensa análise da dinâmica da equipa, com Herbert a sugerir que tensões internas, particularmente envolvendo Jos Verstappen, podem ter desempenhado um papel no despedimento de Horner. Os desacordos vocais de Jos Verstappen com Horner no passado apenas adicionaram combustível à especulação sobre o futuro de Max na equipa.
À medida que a poeira assenta após a saída de Horner, a Red Bull não perdeu tempo em nomear Laurent Mekies como seu sucessor. Mekies, que anteriormente liderava a equipa júnior da Red Bull, Racing Bulls, agora assumirá as rédeas como o novo CEO da Red Bull Racing, calçando os grandes sapatos deixados por Horner.
Com rumores a circular e tensões em alta, o mundo da F1 está a preparar-se para uma grande reviravolta que pode ver uma das suas estrelas mais brilhantes dar um salto dramático para uma equipa rival. À medida que o drama se desenrola, todas as atenções estarão em Max Verstappen e no próximo capítulo da sua carreira nas corridas.
STATISTICS
Max Emilian Verstappen (nascido a 30 de setembro de 1997) é um piloto de automobilismo de nacionalidade belga-holandesa do Campeonato Mundial de Fórmula Um (F1), que compete na Fórmula Um como holandês desde os 17 anos, e com a equipa Red Bull F1 Racing desde os 18 anos. Verstappen é o atual campeão mundial de Fórmula Um e apenas o quinto piloto de F1 na história a conquistar o hat-trick do Campeonato Mundial de Fórmula Um – vencendo três temporadas consecutivas (2021, 2022 e 2023). Verstappen é filho do ex-piloto de Fórmula Um holandês Jos Verstappen e de Sophie Kumpen, uma ex-piloto de karting belga. Ele teve sucesso no karting júnior e, em seguida, nas categorias de corridas de monolugar, incluindo KF3, WSK World Series, KZ2 e Fórmula 3 Europeia, batendo vários recordes. No Grande Prémio da Austrália de 2015, quando tinha 17 anos e 166 dias, ele se tornou o piloto mais jovem da história a competir na Fórmula Um. Após competir na temporada de 2015 com a Scuderia Toro Rosso (então a segunda equipa da Red Bull), Verstappen iniciou a sua temporada de 2016 com essa equipa italiana, mas foi promovido para correr pela equipa mãe Red Bull após quatro corridas, substituindo Daniil Kvyat. Aos 18 anos, ele venceu imediatamente a sua corrida de estreia pela Red Bull, no Grande Prémio da Espanha de 2016 – tornando-se tanto o piloto mais jovem de sempre a vencer um Grande Prémio de Fórmula Um, como o primeiro piloto holandês a vencer uma corrida de F1. Após vencer o Grande Prémio de Abu Dhabi de 2021, Verstappen tornou-se o primeiro piloto holandês a ganhar o Campeonato Mundial de Fórmula Um e o 34º Campeão Mundial de Pilotos de Fórmula Um. Ele conquistou os seus dois próximos campeonatos de Fórmula Um consecutivos em 2022 e 2023. Desde o Grande Prémio do Qatar de 2023, Verstappen alcançou 48 vitórias e 30 pole positions. Ele marcou o seu primeiro hat-trick de vitórias na F1 no Grande Prémio de França de 2021 e tornou-se o primeiro do mundo na história da F1 a estabelecer um recorde de dez vitórias consecutivas em Grands Prix, quando venceu o Grande Prémio da Itália de 2023. Verstappen conquistou o seu primeiro grand slam de F1 no Grande Prémio da Áustria de 2021 e alcançou mais dois grand slams em corridas de F1, no GP de “Imola” (Itália) de 2022 e na corrida espanhola de 2023, respetivamente. Verstappen deverá permanecer na Red Bull até pelo menos o final da temporada de 2028, após assinar uma extensão de contrato. Ele atualmente usa o número 1 na camisola. Temporada atual: 8 pódios, 3 vitórias em corridas, 2 pole positions. Classificação do campeonato: 2º lugar com 285 pontos. Melhores tempos de volta: Recordes de setor em 4 circuitos. Vitórias na carreira: 25 vitórias em 180 corridas. Prémios de volta mais rápida: 12 voltas mais rápidas na carreira. Desempenho da equipa: Líder do campeonato de construtores.