
Depois do espetáculo dado pela Emirates na 4.ª etapa do Tour, com João Almeida a lançar a 100.ª vitória do esloveno Tadej Pogacar nesta terça-feira, a Volta a França volta a despertar entusiasmo esta quarta-feira, com um exigente contrarrelógio, no primeiro grande critério seletivo, que se pode revelar significativo nas contas da classificação geral.
Com efeito, o crono em Caen será para especialistas, com uma extensão de longos 33 km, onde os mais ambiciosos estão proibidos de ceder tempo na luta pela camisola amarela.
Será a primeira oportunidade para se ver quem está com as melhores pernas, na rivalidade entre o favorito Pogacar e o candidato dinamarquês, Jonas Vingegaard (Visma), mas com outros craques à espreita de protagonismo, como Remco Evenepoel (Soudal-Quick Step) ou mesmo o líder, o holandês Mathieu van der Poel (Alpecin), que terá a vantagem de ser o último a partir às 16h00, logo atrás de Pogacar, com uma cadência de 2 minutos entre cada ciclista.
Em Portugal, as atenções vão estar centradas em João Almeida, atual 8.º da geral, e que tem boa oportunidade para se aproximar do topo, partindo às 15h46, à frente dos que lhe estão à frente na geral.
Já Nelson Oliveira (Movistar) será o 108.º a partir (14h03), também com boas hipóteses de realizar uma boa etapa, ele que é um especialista.
Veja aqui a ordem de partida do contrarrelógio.