O técnico português Ricardo Duarte está cada vez mais próximo de conseguir alcançar a permanência do FC Lahti no principal escalão do futebol finlandês. Este sábado, deu um importante passo nessa luta, ao empatar a dois golos na visita ao terreno do Gnistan, o primeiro colocado desta fase de manutenção.

A formação orientada pelo treinador luso entrou bem na partida e ganhou vantagem logo aos 19 minutos, através de Pablo Andrade. Vertti Hänninen, pouco depois da meia hora, restabeleceu a igualdade, mas, após o intervalo, Samuel Pasanen recolocou o FC Lahti na frente. Foi já depois da hora de jogo que Joakim Latonen fixou o resultado final, que permitiu ao conjunto liderado por Ricardo Duarte somar mais um ponto nesta batalha pela permanência. 

A uma jornada do fim do campeonato, o FC Lahti ocupa 10.º lugar da tabela, com 23 pontos, tendo deixado, à condição, a zona de despromoção e, para já, afastou o cenário de descida direta, aguardando agora pelo desfecho do jogo do IFK Mariehamn, de Pedro Machado, adversário nesta luta, que entra em campo este domingo. 

Na próxima jornada, agendada para o dia 19, recebe o Ekenas na partida de todas as decisões: ou assegura a manutenção direta ou terá de disputar o playoff. Recorde-se que quando Ricardo Duarte chegou ao FC Lahti, a equipa ocupava o último lugar da classificação, com apenas 8 pontos.