A ANTEVISÃO: SOMEONE’S GOTTA GIVE

Os Lisboa Devils, são, neste momento, a equipa mais dominante da LPFA e têm resultados para o mostrar. Há duas semanas, os mesmos venceram os Lisboa Bulldogs com um incrível resultado de 55-15, com excelentes exibições de Guilherme Solipa, Jesuíno Furtado (que, mesmo assim, foi poupado nesse jogo), António Cabral e Franco.

Mas, nesse mesmo jogo, conseguimos entender a verdadeira arma dos Lisboa Devils: a rotatividade. Contra os Bulldogs, vimos os Lisboa Devils a rodarem muito os seus running backs, linhas ofensivos e linhas defensivos, que proporcionou uma gestão de esforço muito boa para os Lisboa Devils, que estiveram completamente confortáveis ao longo do jogo inteiro (até demasiado confortáveis no final do jogo).

Pegando na questão da rotatividade, é um dos problemas do ataque dos Crusaders, que, neste momento (devido ao facto de Salvador Bolzoni ainda não ter jogado esta época), têm dois running backs: Paulo “Sabonete” Alves e Henrique Marinheiro, sendo que o primeiro fica com a maior parte dos snaps da equipa cascalense. A outra posição que peca um pouco neste ponto é a linha ofensiva, onde vimos apenas seis jogadores no último jogo, num jogo contra os Renegades marcado por lesões para os dois lados da linha.

Mas, muito honestamente, esta é uma das poucas falhas de que se pode acusar os Cascais Crusaders. São muito consistentes e têm um desenho tático, tanto ofensivo, como defensivo, bastante superior ao da época passada. Até ao momento, ainda não perderam nenhum jogo, sendo que a única partida onde demonstraram mais dificuldade a sair por cima foi contra os Braga Warriors, na primeira jornada.

A única coisa que é certa neste jogo é que nos vai proporcionar uma grande tarde de futebol americano, num duelo que vai definir o campeão da época regular e determinar quem enfrentará os Braga Warriors nos playoffs.

5 DADOS RÁPIDOS

  1. No ano passado, os Lisboa Devils venceram os Cascais Crusaders na última jornada, num jogo que definiu qual das duas equipas iria aos playoffs.
  2. Ao vencerem a LPFA o ano passado, os Lisboa Devils acabaram com a sequência de dois anos seguidos dos Cascais Crusaders a vencerem a maior competição nacional.
  3. Os dois títulos nacionais ganhos pelos Cascais Crusaders, foram conquistados frente aos Lisboa Devils na final.
  4. Tanto os Lisboa Devils, como os Cascais Crusaders, ainda não perderam nenhum jogo esta época.
  5. Quem ganhar o encontro, joga contra os Braga Warriors; quem perder joga contra os Lisboa Navigators.

JOGADORES A TER EM CONTA

Paulo “Sabonete” Alves – O Running Back ex-Lisboa Bulldogs está a ter uma primeira época com os cascalenses de sonho. Com a ausência de Salvador Bolzoni, antigo RB titular dos Crusaders, Paulo pegou no lugar de RB1 e nunca mais o largou. No último jogo, contra os Salgueiros Renegades, correu para umas inacreditáveis 221 jardas! O brasileiro está numa grande forma e não demonstra sinais de parar.

Jesuíno “Juzz” Furtado – Só dizer o nome de “Juzz” já devia ser suficiente para colocar o RB1 dos Lisboa Devils nesta lista. Jesuíno está a ter, mais uma vez, uma época incrível. É, sem dúvida, a peça mais importante do ataque destes Lisboa Devils. No último jogo teve 135 jardas all-purpose, uma média de 9,6 jardas por posse e dois touchdowns

XI´s PROVÁVEIS

Cascais Crusaders

Ataque: Matias Manuel, Paulo “Sabonete” Alves, Diego Maciel, Afonso Costa, Otávio Maués, João Barros, João Pereira, Bernardo Carvalho, Duarte Cruz, Marcos Heleno e Gustavo Machado.

Defesa: Gonçalo Cerdeira, João Branco, Sebastião Monteiro, João Mirando, José Sarsfield, Pedro Inácio, João Fonseca, Filipe Carreiro, Bernardo Costa, Tiago Almeida e Patrick Mussi.

Lisboa Devils:

Ataque: Bernardo Solipa, Jesuíno Furtado, Antoine Fernandez, Guilherme Jesus, Gonçalo Dias, Nilton Santos, Gonçalo Duarte, Daniel Marçal, Guilherme Solipa, Jordan e Nuno Carvalho.

Defesa: Austin Leduc, António Cabral, Luan Arruda, Jackson Oliveira, Carlos Neves, David Martins, João Figueiredo, Afonso Lucas, Leonardo Morais, “Eddie” Gourgel e Christopher Velasco.

PREVISÃO DE RESULTADO: Cascais Crusaders 21-14 Lisboa Devils