A ordem em que os partidos políticos vão aparecer nos boletins de voto nas próximas eleições legislativas já foi definida, após um sorteio realizado na terça-feira em cada círculo eleitoral.

Em alguns círculos, como no Porto, a coligação AD (PSD e CDS) é o primeiro partido a ser listado, enquanto em Leiria, por exemplo, o primeiro partido é o Chega.

Em Lisboa, os três primeiros partidos a aparecer serão o Ergue-te, o Livre e o Juntos Pelo Povo, enquanto a AD surge em penúltimo lugar. O Partido Socialista (PS) aparece em oitavo lugar.

Veja aqui como será o boletim de voto no seu distrito

Nos boletins de voto disponíveis no site da Comissão Nacional de Eleições, podemos ver que a AD e o ADN (Alternativa Democrática Nacional) aparecem próximos em algumas regiões, como em Coimbra e na Madeira. Nas últimas eleições, houve uma preocupação sobre a semelhança das siglas, que poderia confundir os eleitores.

Este ano, para evitar essa confusão, a AD vai aparecer no boletim como 'AD - Coligação PSD/CDS-PP' e não como "Aliança Democrática", o que deve tornar mais fácil a distinção com o ADN.

O PS, por sua vez, nunca aparece em primeiro lugar, sendo que em Coimbra é onde está mais destacado, surgindo em terceiro.

Assim, as posições nos boletins de voto podem ter um impacto na forma como os eleitores percebem os partidos, e o ajuste nas siglas da AD tem o objetivo de evitar confusões e facilitar a identificação de quem está na corrida à eleições.

Vinte forças políticas vão a votos

Vinte forças políticas concorrem às eleições legislativas, sendo Lisboa, Porto, Setúbal, Europa e Fora da Europa os círculos eleitorais com mais candidaturas, enquanto Bragança, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu e Açores terão os boletins mais pequenos.

No total, são 20 as forças políticas que se apresentam às próximas estas eleições legislativas, entre 18 partidos e duas coligações: PS, AD (PSD/CDS-PP), Chega, Iniciativa Liberal, BE, CDU (PCP/PEV), Livre, PAN, PPM, JPP, Ergue-te, ADN, PCTP/MRPP, Volt Portugal, Nós, Cidadãos!, Nova Direita, RIR, MPT, PTP e Partido Liberal Social.