![«Rendimento que Quenda dá à equipa é fora do comum»](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
Quem conhece Quenda desde que o miúdo chegou à Academia sabia que, mais tarde ou mais cedo, o esquerdino chegaria ao topo, entenda-se equipa principal naquilo que é o modelo de formação dos leões.
Bernardo Bruschy, treinador de Quenda nas camadas jovens, em declarações exclusivas a A BOLA, diz que o sucesso do jovem era previsível: «Ter acontecido tão cedo é sempre surpresa, mas era esperado que chegasse a estes níveis», realçou.
Resistente nas escolhas dos três treinadores que esta época já comandaram os leões, Bruschy não tem dúvidas: «É sinal de trabalho e de regularidade que ele é, já passaram vários treinadores, vários sistemas e ele vai dando respostas e vai conseguindo ganhar a confiança de quem passa no cargo de treinador do Sporting. E isso é mérito total do Geovany, porque não é fácil adaptarmo-nos numa idade tão nova a variados treinadores e a variados contextos táticos e ele tem dado respostas. Sem esquecer que ele entrou num plantel campeão nacional, numa equipa já muito rotinada, até um pouco fechada naquilo que eram as opções que existiam e ele conseguiu entrar nessa equipa e garantir o seu lugar.»
«Às vezes esquecemo-nos de que o Quenda tem apenas 17 anos. Lá está a maturidade que ele apresenta, a qualidade que ele apresenta, o rendimento que ele já consegue dar à equipa, mesmo sendo tão jovem, é algo fora do comum. E isso faz-nos esquecer da idade dele, mas, de facto, tem apenas 17 anose muita coisa por melhorar e por crescer, mas já é um jogador que para a idade está num estado de maturação muito à frente daquilo que é o normal», acrescentou.
É um miúdo altruísta, que respeita muito os adultos, que respeita muito a figura do treinador, é alguém que gosta de aprender, olha para os mais velhos como exemplo e também ajuda os mais novos a crescer
O treinador faz questão de realçar que «sempre foi um jogador diferenciado, acima de tudo pela forma como trabalha, como gosta de aprender e pelo talento que sempre revelou, isso desde muito novo que deu para perceber que havia ali um jogador com características diferenciadoras, e acima de tudo com uma personalidade que o podia levar ao alto rendimento. É um miúdo altruísta, que respeita muito os adultos, que respeita muito a figura do treinador, é alguém que gosta de aprender, olha para os mais velhos como exemplo e também ajuda os mais novos a crescer.»
Quanto à possível transferência para os ingleses do Manchester United, Bernardo Bruschy é claro: «Ver o nome dele ser associado a clubes de dimensão dos maiores da Europa surpreende-me só por ser tão cedo, não me surpreendo por ele lá chegar.»