A potência da Fórmula 1, Red Bull Racing, terminou oficialmente a sua parceria com o patrocinador de criptomoedas Bybit antes da temporada de 2025, encerrando um contrato de três anos no valor de 150 milhões de dólares que uma vez fez ondas no panorama de patrocínios da F1.
O contrato da bolsa de criptomoedas de Singapura, que começou em 2022, destacou de forma proeminente a marca Bybit no RB20 da Red Bull, desde as asas dianteiras e traseiras até às aparições de alto perfil da equipa—exceto durante o Grande Prémio da China, onde a publicidade de criptomoedas foi restringida. Apesar das discussões para prolongar a lucrativa parceria, as duas partes não conseguiram chegar a um acordo, sinalizando o fim de uma era.
Porque a Separação? O País das Criptomoedas e a F1 em Transformação
A decisão da Red Bull de se separar da Bybit reflete as prioridades em mudança das equipas de F1. Com o mercado de criptomoedas a enfrentar um aumento de escrutínio e volatilidade, as equipas estão a inclinar-se para parcerias que ofereçam benefícios mútuos tangíveis, como integração técnica ou envolvimento direto com os consumidores.
Embora o contrato com a Bybit tenha sido um dos maiores patrocínios da Red Bull, contribuindo com 50 milhões de dólares anualmente, foi ofuscado por outros parceiros-chave como a Oracle, que investe, segundo se reporta, até 100 milhões de dólares por ano. Esta mudança sublinha a intenção da Red Bull de alinhar-se com marcas que ressoem com a sua estratégia em evolução.
Novos Jogadores Entram em Cena: AvaTrade e Neat Juntam-se à Equipa
Preenchendo o vazio deixado pela Bybit, a Red Bull garantiu duas parcerias importantes para a campanha de 2025:
- AvaTrade: O corretor de trading online assinou um contrato de vários anos, marcando a sua maior entrada na Fórmula 1. O logo da AvaTrade fez a sua estreia no RB20 no Grande Prémio de Abu Dhabi e irá estar em destaque no RB21 e nos fatos de corrida dos pilotos Max Verstappen e Liam Lawson em 2025. A parceria vai além da pista, com a AvaTrade a apoiar o programa F1 Academy da Red Bull e a patrocinar o podcast Talking Bull da equipa.
Christian Horner elogiou o acordo, dizendo:
“Esta parceria mostra a profundidade do mundo da Red Bull e as oportunidades emocionantes na F1.” - Neat: A fazer a sua estreia na F1, a Neat, uma empresa de ferramentas de videoconferência e colaboração, também se juntou à família de patrocinadores da Red Bull. O logo da Neat aparecerá no RB21, nos capacetes da equipa de boxes e nas exibições à beira da pista. Para além da visibilidade, a tecnologia da Neat será integrada nas operações da Red Bull para agilizar a comunicação e aumentar a eficiência da equipa.
O que vem a seguir? Mais Acordos no Horizonte
Mesmo com a AvaTrade e a Neat a entrarem em cena, espera-se que a Red Bull anuncie patrocínios adicionais antes da temporada de 2025. A apresentação da decoração da equipa na O2 Arena em Londres, a 18 de fevereiro, promete revelar estas parcerias, preparando o terreno para o que a Red Bull está a chamar de temporada F1 75.
Estrategias de Patrocínio na Era do Teto de Custos
Na era do teto de custos da F1, até equipas dominantes como a Red Bull devem equilibrar orçamentos enquanto mantêm um desempenho competitivo. A perda de um patrocinador anual de 50 milhões de dólares como a Bybit sublinha a pressão financeira que as equipas enfrentam, mesmo aquelas que estão no topo do seu jogo. Ao mudar para parcerias com empresas como a AvaTrade e a Neat, a Red Bull demonstra a sua adaptabilidade em forjar relações que se alinham com a sua visão estratégica.
Com Max Verstappen e Liam Lawson a liderar a carga em 2025, a nova linha de patrocínios da Red Bull tem como objetivo impulsionar o sucesso contínuo da equipa tanto na pista como fora dela.