A seleção portuguesa foi este sábado derrotada na sua estreia em Mundiais femininos de sub-19 de basquetebol, ao perder com o Canadá, por 49-88, em Brno, na República Checa.

Na primeira jornada do Grupo B, perante a seleção terceira classificada no último Mundial, Portugal não conseguiu surpreender e acabou por perder um encontro no qual chegou ao intervalo com uma desvantagem de 16 pontos (43-27).

As linces ainda conseguiram equilibrar o encontro nos primeiros minutos, com a igualdade a oito pontos a ser prova disso, contudo, o Canadá, a partir desse momento, arrancou para um parcial de 19-8, que o deixava já com um conforto de 27-16 no final do primeiro período.

Depois de chegar ao intervalo com uma desvantagem de 16 pontos, Portugal viu o Canadá fugir definitivamente no marcador no terceiro parcial, com um 27-7 a deixar a equipa lusa a 36 pontos (70-34).

No terceiro e último período, Portugal tentou evitar que o resultado se tornasse ainda mais pesado, acabando por perder por 88-49, após um parcial final de 18-15 favorável às canadianas.

Marta Rodrigues, com 14 pontos, e Clara Silva, com 12 pontos e sete ressaltos, foram as melhores da equipa portuguesa, enquanto Sila Swords (18) foi a melhor marcadora do Canadá, no qual quatro jogadoras chegaram, pelo menos, à dezena de pontos.

Portugal volta a jogar no domingo, frente à China, que este sábado perdeu com a Nigéria, por 93-88.