O defesa esquerdo brasileiro Matheus Reis, do bicampeão nacional Sporting, foi suspenso por cinco jogos pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que aplicou mais um encontro de castigo a Geovany Quenda.

Em comunicado, a secção não profissional do órgão disciplinar federativo explica que Matheus Reis foi sancionado por quatro jogos devido a agressões a jogadores, após um lance com Andrea Belotti, então do Benfica, no qual terá pisado a cabeça do italiano no chão, nos instantes finais do tempo regulamentar da final da Taça de Portugal, vencida pelos ‘leões’ sobre as ‘águias’ (3-1, após prolongamento), em 25 de maio, no Estadio Nacional, em Oeiras.

Matheus Reis foi alvo de participações disciplinares apresentadas pela SAD do Benfica e pelo empresário de futebol César Boaventura, que também incidiram em Maxi Araújo, tendo as acusações sobre o lateral esquerdo uruguaio sido arquivadas pelo CD da FPF.

O brasileiro recebeu mais uma partida de suspensão, acrescida de 1.020 euros de multa, pela prática dolosa de uso de expressões ou gestos ameaçadores em publicações nas redes sociais.

Durante os festejos da conquista da Taça de Portugal, surgiu um vídeo difundido pelo Sporting e posteriormente apagado, em que se via jogadores ‘leoninos’ a segurar um cartaz de Matheus Reis e se ouvia alguém a exclamar “aqui nós pisa na cabeça”.

Já Geovany Quenda foi suspenso por um jogo e multado em 816 euros, devido a injúrias e ofensas à reputação, uma vez que, durante as celebrações no relvado do Estádio Nacional, exibiu uma tarja em que são replicadas as palavras injuriosas que foram dirigidas pelo companheiro de equipa Ricardo Esgaio ao argentino Nicolás Otamendi, defesa central e capitão do Benfica, no fim do empate dos ‘leões’ no terreno das ‘águias’ (1-1), em 10 de maio, no Estádio da Luz, em Lisboa, para a 33.ª e penúltima jornada da I Liga.

O extremo já tinha recebido hoje outra punição similar, por ter mostrado essa mesma imagem ao peito após o triunfo do Sporting na receção ao Vitória de Guimarães (2-0), em 17 de maio, para a 34.ª e última ronda da edição 2024/25 do campeonato, que permitiu aos ‘leões’ revalidarem o título de campeão nacional pela primeira vez em 71 anos.

Suspenso por um jogo também ficou Zeno Debast, que, através das redes sociais, partilhou uma fotografia de Quenda com a tarja ao peito, que mostra as palavras proferidas por Esgaio a Otamendi no fim do dérbi decorrido em 10 de maio no Estádio da Luz, em Lisboa.

A par de Matheus Reis e Geovany Quenda, o médio dinamarquês e capitão Morten Hjulmand e o avançado sueco Viktor Gyökeres tinham sido visados nas participações do Benfica e de César Boaventura por alegado incitamento à violência durante os festejos da conquista da Taça de Portugal, mas foram absolvidos da inobservância de outros deveres.

O CD da FPF aplicou ainda 816 euros de multa à SAD dos bicampeões nacionais pelo atraso do início ou reinício do jogo na final da Taça, cuja vitória proporcionou a sétima ‘dobradinha’ do emblema de Alvalade, feito que já não era conseguido desde 2001/02.

O Sporting vai recorrer das suspensões de Matheus Reis, Geovany Quenda e Zeno Debast para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), interpondo uma providência cautelar que poderá ter efeitos suspensivos sobre as decisões tomadas pelo CD da FPF, numa altura em que faltam três semanas para a estreia oficial da equipa orientada por Rui Borges na temporada 2025/26, com a disputa da Supertaça Cândido de Oliveira frente ao Benfica, agendada para 31 de julho, no Estádio Algarve.