Quando ainda não estavam decorridos seis minutos do primeiro treino livre do GP Solidário de Barcelona, os pilotos da Red Bull GasGas Tech3 tocaram-se e caíram com força – apesar de terem saído ilesos.«
Pedro Acosta explicou o sucedido de forma sucinta: ‘Tudo o que pode acontecer numa situação, aconteceu. Esqueçamos isto; ambos estamos bem. Não foi culpa de ninguém, foi uma combinação de fatores. Por isto, esqueçamos… m*rdas acontecem’.
Augusto Fernández foi de mais palavras, ao afirmar: ‘Foi estranho. Eu estava por dentro, e de repente a cair. Foi assustador, mas no final eu estava a falar com o Pedro, está tudo bem no fim de contas. Não o vi a levantar a moto, ele não me viu. Foi um incidente normal, mas não foi a maneira ideal de começar o fim de semana’.
Questionado sobre se estava a tentar ultrapassar Acosta para ser mais veloz, o #31 negou: ‘Não, eles estavam lentos a ir para a esquerda, e eu fui por fora: não para ultrapassar, não para tentar ultrapassar, só para evitar. Eu estava a rodar na linha exterior e depois na [trajetória] de levantar a moto. É simplesmente um incidente normal’.