Com uma projeção para ippon em apenas 13s nas meias-finais frente à chinesa Yuxiao Pen (45.ª do ranking) Patrícia Sampaio (3.ª) confirmou o seu favoritismo de cabeça de série no Grand Slam de Ulaanbaatar, na Mongólia, e vai, ainda este domingo, discutir a medalha de ouro dos -78 kg contra a japonesa Mami Umeki (27.ª).

No Circuito Mundial, Patrícia apenas defrontou Umeki, de 30 anos, uma única vez, nos quartos de final do Grand Slam de Telavive de 2023, tendo perdido.

Isenta da ronda inaugural e com apenas 12 judocas a participarem na sua categoria, Patrícia, de 26 anos, entrou em ação na segunda ronda e já a contar para os quartos e final, onde ultrapassou a russa Aleksandra Babintseva (92.ª) por ippon quando ainda faltavam 2.17m de combate e tendo já somado um wazari no final do primeiro minuto.

Recorde-se que este é o regresso da judoca do Gualdim Pais à competição depois de à mês e meio ter conquistado a medalha de bronze no Mundial de Budapeste, a sua primeira subida ao pódio no campeonato depois de também ter sido bronze nos Jogos de Paris-2024 e em abril se ter sagrado campeã Europeia em Podgorica, capital do Montenegro.