A Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) confirmou esta quarta-feira ter recebido propostas de oito países para a acolherem o Campeonato da Europa de 2029, entre os quais cinco antigos campeões e seis anfitriões.
Alemanha, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, Grécia, Lituânia e Holanda são, por ordem alfabética, os países que apresentaram as respetivas candidaturas para acolher a principal competição de basquetebol da Europa em 2029.
Quatro destes oito candidatos serão anunciados como coanfitriões do Eurobasket'2029, concluído o processo de seleção, em linha com o conceito de vários organizadores por evento, que foi introduzido com sucesso em 2015 e que está em vigor.
A Estónia e a Holanda são os únicos países desta lista que nunca foram anfitriões de uma fase final de um Campeonato da Europa, enquanto a Finlândia, que coorganiza a edição de 2025, aspira a tornar-se o primeiro anfitrião consecutivo.
Alemanha, Eslovénia, Espanha, Grécia e Lituânia são países que já ergueram o troféu e são considerados potências tradicionais do basquetebol europeu. Alemanha, em 1993, e Grécia, em 1987, conquistaram o título na condição de anfitriões.
"O facto de termos recebido oito candidaturas oficiais para acolher o Eurobasket'2029 é uma prova do enorme alcance do evento na Europa", considerou o diretor executivo da FIBA, o checo Kamil Novak.
De acordo com o responsável da FIBA Europa, "as federações nacionais adotaram o já bem estabelecido formato multi-hospedagem não só como um motor de enorme crescimento para a competição em si, mas também como um meio de desenvolvimento do basquetebol em todos os cantos do continente".
O processo de seleção terá início com a FIBA Europa a avaliar detalhadamente todas as oito candidaturas e a decisão final sobre os quatro anfitriões será anunciada em maio de 2025.
Entretanto, a próxima edição do Europeu terá início em 27 de agosto de 2025 no Chipre, Finlândia, Polónia e Letónia, e a final está prevista para 14 de setembro, em Riga.