
Habitualmente, o sucesso em qualquer aspeto da vida está ligado a conquistas de objetivos – sejam eles quais forem. Mas como é que um campeão do mundo de MotoGP interpreta o que é o êxito?
Aleix Espargaró desafiou Jorge Martín a versar sobre o assunto no seu novo podcast, e o piloto da Aprilia comentou: ‘Penso que o êxito está relacionado a dar 100 por cento do que tens. Se dás tudo no treino, ou tratas de ti a 100 por cento, sabes que dás 100 por cento e estás tranquilo porque é o máximo que podes dar, isso é ter êxito’.
Na sequência, Espargaró perguntou se é difícil não ligar o sucesso aos resultados, ao que Martín retorquiu: ‘Porque os resultados são a consequência de fazer o melhor que consegues. Mas é muito difícil; o êxito não está ligado a ganhar, creio – está ligado a dares 100 por cento e chegares até onde podes chegar. Nem todos podem ganhar Mundiais ou corridas, mas podem ser pessoas de sucesso ou sentir que têm sucesso’.
«Martinator» salientou também que o êxito pode ser não desistir perante adversidades: ‘É difícil, porque uma pessoa que dê tudo e as coisas não lhe saem, é complicado. Talvez o êxito possa ser essas pessoas a quem, mesmo que corra mal, persistem. As pessoas que mais aguentam mais as quedas são as que mais êxito têm. Há outras pessoas que, ao correr mal, podem atirar a toalha. Mas a pessoa que volta, tem êxito. Essa pode ser uma definição’.