Martín Anselmi realizou a antevisão do FC Porto x Benfica. Primeiro Clássico para o treinador argentino diante das águias.

Martín Anselmi vai estrear-se em Clássicos diante do Benfica na sua passagem pelo FC Porto. O técnico fez a antevisão do encontro da 28ª jornada da Primeira Liga.

«Desde o momento em que escolhemos esta carreira, ser treinador, é para viver cenários e jogos como este. Gera-me muitas expectativas estar com as nossas pessoas em casa a jogar um jogo com a importância do jogo de amanhã. É um rival que enfrentamos, preparamos o jogo muito bem, focados na nossa tarefa. Vai ser um jogo de muitos duelos como são sempre estes jogos».

«Jogo da época? Aqui no FC Porto este jogo é sempre o jogo da época. É especial e somos privilegiados por estar amanhã a defender estas cores num jogo com a importância que tem para nós e para eles. O Benfica não pode perder a liderança e sabemos da importância do jogo. Como em todos os jogos temos de ir em busca dos três pontos».

«Já sabem como funciono, como funcionamos. Estar a pensar em pontos e contas tira o foco do plano do jogo. Pomos o foco no plano de jogo, quanto melhor for, mais perto estamos de vencer. Se ganharmos cortamos a distância, mas o objetivo é como vamos defender, atacar, pressionar, a bola parada. Aí temos de estar no máximo, como sempre».

«São especiais estes jogos. São jogos à parte, é igual como chega cada um e a posição. Isso não interessa. Não há favoritos. Cada um chega no momento em que chega, mas são jogos à parte».

«Imagino um rival que vai tentar atacar, buscar o jogo. Perder pontos no Dragão pode significar perder a liderança, por isso vai procurar os três pontos. Sabemos o que temos de fazer, as nossas fortalezas para evitar que nos provoquem dano. É um jogo em que os duelos têm importância e a diferença é marcada no 1X1. A nossa exigência não depende do rival, queremos ser protagonistas, ter bola e atacar».

«A minha ideia é que as equipas vão melhorando. Temos que melhorar muitas coisas, muito detalhes. Não são específicas só ao ataque ou defesa, mas facetas a melhorar em ambas. Vejo uma equipa a melhorar, jogadores a fazê-lo melhor e com necessidade de melhorar e competir. Foi uma semana maravilhosa de trabalho, desfrutar, competir e procurar ser melhores. O grupo está num momento impressionante, com vontade de competir. Deixa-me com orgulho. Há coisas para melhorar, mas quando vejo que os jogadores querem melhorar é impagável».

«São questões táticas. Cada rival joga de maneira diferente, ataca de maneira diferente, com diferentes perfis. Há coisas que mudam muito a forma de pressionar. A partir daí modifica, com diferentes saltos na pressão. Quem salta, quem ajusta, para não deixar homens livres. Com o Estoril mudámos. No primeiro momento com o Samu, depois trocámos com o Mora, voltou ao Samu, foi a três e com dois e terminámos com o Gul. O jogo muda, o rival muda e temos de ir ajustar. Se o adversário muda, também teremos de mudar. Queremos recuperar a bola para a termos. Como a vamos recuperar? Vemos o rival e decidimos»

O FC Porto x Benfica joga-se este domingo, dia 6 de abril, a partir das 20h30. João Pinheiro será o árbitro da partida.