Nuno Borges está de regresso a Bastad, local onde há um ano conquistou o seu primeiro e para já único título ATP. O maiato de 28 anos inicia esta quinta-feira a defesa do troféu, entrando em court cerca das 11h30 de Portugal Continental diante do austríaco Filip Misolic (105.º), num encontro já da segunda ronda, uma vez que o português ficou isento da eliminatória inaugural por ser o 35º ATP e terceiro cabeça-de-série.

O melhor tenista português da atualidade voltará a pisar o palco principal do torneio sueco um ano depois de derrotar Rafael Nadal na final de 2024, por 6-3 e 6-2, naquele que permanece como o momento mais especial da sua carreira.

Já para o espanhol, tratou-se da última final em que esteve envolvido na sua carreira, que terminou no final do mesmo ano, na Taça Davis.

Borges até entra no torneio pouco pressionado, uma vez que a boa época que tem feito lhe assegura que, mesmo no cenário de uma derrota prematura na edição deste ano, que nunca cairá mais do que uma mão cheia de lugares na classificação ATP.

Esta é, ainda assim, a semana com maior defesa de pontos de Borges até ao final de 2025. O maiato defende ainda 200 pontos (oitavos de final) no US Open, em agosto, sendo que depois não tem absolutamente mais nada a descontar até ao final da temporada, uma vez que em 2024 esteve lesionado e falhou meia dúzia de torneios na reta final do ano.