Oscar Piastri venceu o Grande Prémio da Bélgica, à frente do companheiro de equipa na McLaren, Lando Norris. Já Charles Leclerc garantiu o pódio diante de Max Verstappen, que abdicou da velocidade de ponta em reta que lhe tinha dado a vitória na sprint a pensar na chuva, mas depois esta apenas estragou a festa e retirou emoção à corrida.

A precipitação foi forte, o safety car ainda saiu uma primeira vez à hora prevista para o procedimento de largada, mas os monolugares voltaram à pitlane, por decisão do diretor, o português Rui Marques. Mais de uma hora depois, com o sol a brilhar, fez-se nova tentativa e, desta vez, avançou-se mesmo para a corrida. Só que a partida foi lançada, determinada pelo dono da pole position, Lando Norris, e não com os carros alinhados na grelha. Desta vez, a chuva não provocou espetáculo ou incerteza, apenas levou a cautelas maiores e uma corrida sem grandes incidentes ou mudanças na frente.

Hamilton, de trás para a frente

Depois de duas qualificações desastrosas, Lewis Hamilton e Ferrari decidiram trocar de unidade motriz, o que levou o britânico a sair das boxes. Partiu de 18.º, ainda ameaçou o sexto, Alexander Albon, mas terminou logo depois.

Já Yuki Tsunoda não conseguiu aguentar o 7.º posto de onde arrancou, terminando em 13.º, com o segundo Red Bull. No entanto, não foi o único piloto infeliz das principais equipas, uma vez que Kimi Antonelli, 19.º da grelha, apenas conseguiu chegar a 16.º. Valeu ao piloto italiano da Mercedes a consolação de ter terminado com a volta mais rápida. A escuderia alemã teve o melhor desempenho novamente em George Russell, que terminou em 5.º, ainda assim a mais de 13 segundos do tetracampeão mundial Max Verstappen.

Piastri aprende com Max

O pelotão esteve quatro voltas atrás do safety car. Quando este saiu de pista, Piastri já estava colado à traseira de Norris. O australiano aproveitou o cone de aspiração e ultrapassou o colega, passando de presa a predador. Na verdade, o líder do Mundial de pilotos faz a Lando o que Verstappen lhe tinha feito a ele na corrida sprint de sábado.

À passagem da volta 13, com a pista seca, os pilotos começaram a ir às boxes para retirar os pneus intermédios e montar slicks. Piastri colocou médios, tal como Leclerc e Verstappen, que se atrasou na mudança, e na passagem seguinte Lando Norris surpreendeu com duros. O britânico queria ir até ao fim sem parar outra vez.

A estratégia era interessante, no entanto, todos os restantes candidatos fizeram o mesmo, ainda que com composto mais macio, o que tornou a missão de ultrapassar Piastri bem mais complicada.

Norris de erro em erro

Norris foi apertando, chegou a estar a menos de 4 segundos, porém cometeu três erros durante a perseguição. Na volta 26 saiu ligeiramente de pista, na 35 falhou a travagem e na penúltima, a 43, voltou a falhar a trajetória, atirando a toalha finalmente ao chão.

Oscar Piastri aumentou a vantagem na liderança para 16 pontos. Já Norris conta com mais 65 do que Verstappen.