Melhor que Erling Haaland, mais letal que Harry Kane, ainda mais profícuo que Cristiano Ronaldo. Entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2024, o homem que mais vezes colocou a bola na baliza adversária foi Viktor Gyökeres, avançado do Sporting, que entre jogos do clube e seleção nacional marcou 62 golos.

A marca foi conseguida em 63 jogos, o que perfaz quase um golo por jogo para o sueco. O pé direito foi a arma preferencial de Gyökeres (50 golos), que marcou ainda oito golos de pé esquerdo e quatro de cabeça. Dez dos golos foram marcados pela seleção da Suécia e 52 com a camisola do Sporting. Só esta temporada, o avançado nórdico tem 27 golos em 27 jogos.

Erling Haaland (49 golos), Harry Kane (46), Cristiano Ronaldo (43) e Robert Lewandowski (42) ficaram bem longe do jogador do Sporting, que festejou com os colegas no treino desta terça-feira.

O primeiro golo de Gyökeres em 2024 foi marcado frente ao Tondela, a 9 de janeiro, num jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal, em que bisou. Em novembro marcou o seu primeiro póquer, frente ao Estrela da Amadora, dias antes de fazer um hat-trick na Champions no jogo com o Manchester City. O último golo do ano foi contra o Santa Clara, na Taça de Portugal, a 18 de dezembro.

Em grupo de luxo

Olhando para a lista de melhores marcadores da história num ano civil, destaca-se o 2012 de Lionel Messi, quando o argentino marcou 91 golos em 69 jogos. Neste particular, Gyökeres surge num grupo de jogadores em 15.º lugar, com 62 golos num ano. Fazendo companhia a gente ilustre como Peyroteo, em 1946, ou Pelé, que também marcou 62 golos em 1961.

Viktor Gyökeres sucede a Cristiano Ronaldo, que foi o melhor marcador de 2023, com 54 golos.