A Linha SNS 24 bateu na quinta-feira o recorde de chamadas atendidas, mais de 24 mil, anunciaram esta sexta-feira os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), adiantando que as subidas significativas de atendimentos provocaram um aumento nos tempos de espera.
"Foram mais de 24 mil chamadas atendidas num só dia. No período homólogo de 2024, no dia 2 de janeiro, a Linha atendeu pouco mais de 10 mil chamadas", referem os SPMS em comunicado. Para logo referirem: "O aumento significativo de chamadas diárias, ocorrido nestes primeiros dias de 2025, impactou nos tempos médios de espera na Linha SNS 24, levando a desafios pontuais na gestão de recursos humanos que provocaram, em determinados períodos, tempos de espera longos", sublinham os SPMS.
Mas o que são tempos de espera longos? Qual o tempo médio de espera que um utente esteve para ser atendido? Qual foi o tempo máximo de espera? E qual o mínimo? Houve reforço de recursos humanos para esta altura do ano? Quantos mais enfermeiros estiveram a trabalhar na linha? E a linha SNS Grávida? Também teve mais chamadas? E os tempos de espera subiram aqui também?
Desde segunda-feira que o Expresso tem estas e outras perguntas feitas aos SPMS, aguardando até à altura da publicação deste artigo uma resposta.
No comunicado enviado à agência Lusa, os SPMS só falam de valores de chamadas atendidas: nos primeiros dois dias de 2025 foram atendidas mais de 36 mil chamadas, correspondendo a uma média de 750 chamadas por hora, o que representa quase o dobro da capacidade de atendimento do mesmo período no ano passado, quando foram registadas cerca de 16 mil chamadas (aproximadamente 330 chamadas por hora).
Têm surgido vários relatos de utentes que experienciam tempos de espera de meia hora ou até superiores, mas tais informações não têm confirmação oficial por parte dos serviços.
Linha reforçada? Há esforços
No comunicado os SPMS sublinham que com o objetivo de reforçar a capacidade de resposta, está a ser feito um reforço, quer por parte dos SPMS, quer da operadora Altice, no recrutamento de mais profissionais de saúde, nomeadamente de enfermeiros e farmacêuticos, mas mais uma vez não há qualquer quantificação nem tão pouco calendarização.
A nova triagem digital para sintomas respiratórios agudos, disponível para utentes com 18 ou mais anos, já permitiu realizar mais de 5.000 triagens, desde que arrancou no passado dia 1 de janeiro.
Os SPMS notam que se observou um aumento de cerca de 13% nas situações encaminhadas para os Cuidados de Saúde Primários, com o agendamento de cerca de 1.500 consultas através da Linha SNS 24, contribuindo para evitar deslocações aos serviços de urgência.
"O aumento significativo de chamadas demonstra os esforços contínuos do SNS 24 em reforçar a capacidade de resposta, especialmente nesta época do ano, em que a procura por serviços de saúde é elevada", salienta.
Os SPMS reiteram "total confiança no trabalho conjunto" com o operador, Altice, mantendo uma estreita articulação e trabalho de equipa, garantindo assim que os serviços da Linha SNS 24 (808 24 24 24) continuam a ser uma referência para todos os cidadãos que necessitam de apoio perante problemas de saúde não emergentes.
A Linha SNS 24 encerrou o ano de 2024 com mais de 3,5 milhões de chamadas atendidas, representando um crescimento de 87% em relação ao ano anterior, "o que reforça o papel crucial deste serviço no acesso ao Serviço Nacional de Saúde".