Igor de Camargo, antiga estrela da liga belga, onde marcou mais de 100 golos e teve, por exemplo, oportunidade de partilhar balneário com Sérgio Conceição, no Standard Liège, é conhecedor profundo do futebol de Dodi Lukebakio, reforço que o Benfica adquiriu para o ataque em cima do fecho da janela de mercado.

Lukebakio, 27 anos, custou €20 milhões (contrato estabelece ainda objetivos no valor de €4 milhões) e é forte aposta das águias, merecendo igualmente a validação de Igor de Camargo, alguém que vestiu por 56 vezes (12 golos) a camisola da Bélgica — tem dupla nacionalidade brasileira e belga — e acompanha o atacante sempre que joga na equipa nacional.

«Acredito que o Benfica fez uma grande aquisição, é um jogador de muita qualidade, mostrou-o ao serviço do Sevilha e acredito que vai estar muito bem adaptado por conta da similaridade entre as ligas. Já tem a facilidade de conhecer muita coisa, de conhecer o tipo de jogo, que não é assim tão diferente nos dois campeonatos», começou por explicar o atual treinador do Francs Borains, emblema do segundo escalão belga.

«Lukebakio é um jogador muito habilidoso e já fez grandes exibições na seleção da Bélgica [27 jogos e dois golos]. É muito forte no um contra um, vai ser uma grande contratação para o futebol português. Precisa, todavia, de impor-se, pois o Benfica é um gigante do futebol europeu, sempre que chega uma contratação sabemos que é de grande porte, pelo que tem de mostrar serviço e provar que vale o investimento», acrescentou Igor de Camargo, que apresenta as características do atacante aos benfiquistas.

«Na realidade, vejo-o mais como um extremo-direito ou um ponta direita, ele tem essa facilidade de eliminar o adversário no um contra um e irá, com certeza, alimentar os avançados do Benfica. Ele próprio pode jogar também como segundo avançado, tem porte físico, é relativamente alto e forte e tem presença. Mas o melhor lugar para ele, repito, é na ala.»

Lukebakio é um extremo goleador. «Sim, sim, nesse aspeto não é diferente de jogadores escolhidos pelas grandes equipas, como Dembélé ou Lamine Yamal, extremos que vêm para dentro e têm essa facilidade de finalização. Ele também é assim, embora nem sempre seja possível finalizar. Mas terá sido também essa a razão do investimento do Benfica. Acredito que vai ser um grande finalizador e também que é o momento de descolar, de afirmar-se num grande clube, o Benfica vai colocá-lo na montra», acrescentou, antes de finalizar com pontos fortes e fracos.

«Defensivamente, como todos os atacantes, pode melhorar, sobretudo na pressão sobre os defesas. Mas no um contra um é muito forte, elimina o defesa, vem para dentro e finaliza. É ponto forte, como a velocidade», finaliza.