A Yamaha está a trabalhar num motor V4 para o MotoGP, que já está a ser testado em banco de ensaios, mas ainda não tem uma data fixa para chegar às pistas – algo que poderá acontecer a meio de 2025.

Fabio Quartararo é atualmente o piloto mais antigo do construtor de Iwata, e já foi campeão em 2021. Questionado sobre se conceber o motor V4 foi um pedido seu ou uma decisão da própria Yamaha, o francês retorquiu:

– Não posso decidir algo que nunca experimentei. Claro que só a ver de fora, os três primeiros construtores neste momento usam V4. É claro que há vários anos que eles estão com estes motores. Mas não sou um engenheiro ou algo assim para dizer que temos de ir para um V4.

«El Diablo» atribuiu o crédito desta mudança aos engenheiros da Yamaha: ‘É certo que todos os engenheiros consideraram mudar para o V4, e seguramente eles verificaram várias informações antes de fazerem isso’.

Atualmente, a Yamaha é o único dos cinco construtores no MotoGP a utilizar um motor de quatro cilindros em linha – algo que acontece desde que a Suzuki saiu do campeonato no fim de 2022. Mesmo estando a desenvolver um V4, ainda não descarta por completo o conceito atual, considerando que mantém grande margem de desenvolvimento.