Val Kilmer, ator norte-americano que brilhou em filmes como Top Gun, The Doors ou Batman Forever, morreu esta terça-feira aos 65 anos, vítima de pneumonia, de acordo com a família.

A filha, Mercedes Kilmer, revelou ao New York Times que o pai não resistiu a uma pneumonia, depois de ter recuperado de um cancro na garganta, diagnosticado em 2014.

Com vasto currículo na sétima arte, Val Kilmer destacou-se como Tom Iceman Kazansky em Top Gun - Ases Indomáveis, em 1986 — participou no Top Gun - Maverick em 2022, no qual ficaram à vista os problemas de voz —, tendo dado vida a Jim Morrisson no filme The Doors (1991) e à personagem Batman (1995).

Em destaque principalmente na década de 80/90 do século passado, com filmes como Top Secret, Heat, Real Genius ou The Saint,  teve um percurso em Hollywood marcado por conflitos com companheiros de elenco, dado o temperamento intenso.

Em entrevista ao The Hollywood Reporter em 2012, falou da ausência de quase uma década e da carreira peculiar. «Não me arrependo de nada. Quando és estrela uma vez, és sempre uma estrela; é apenas a que nível?»