
O Moreirense subiu ao relvado da Vila Desportiva pela primeira vez em 2025/26. Neste primeiro dia, foram escolhidos a falar à comunicação social o técnico Vasco Botelho da Costa, o capitão Marcelo e o reforço Rodrigo Alonso.
A equipa minhota iniciou os trabalhos na passada quarta feira, com os habituais exames médicos e testes físicos. Na manhã desta sexta-feira, os cónegos sentiram pela primeira vez o cheiro da relva nesta temporada que agora se inicia.
Este primeiro treino de campo do Moreirense contou com 24 jogadores, 20 deles parte do plantel principal. A estas duas dezenas juntou-se Jimi Gower, médio ex-Arsenal que se encontra à experiência na equipa axadrezada, e três elementos do plantel sub-19, o guarda-redes Francisco Barbosa, o lateral-direito Dias e o defesa-central Pedro Jesus - filho de Pena, ex-avançado do FC Porto - e irmão de Pablo - avançado do Gil Vicente.
Kiko Bondoso, Álvaro Martínez, Rodrigo Alonso e Francisco Domingues são, até ao momento, os únicos reforços da equipa do concelho de Guimarães
Por sua vez, Maracás continua sem se apresentar aos trabalhos da equipa. O defesa central brasileiro alegou motivos pessoais para não comparecer no início desta pré-temporada e, ao que tudo indica, pretende abandonar Moreira de Cónegos neste defeso. Já Jeremy Antonisse, que também não compareceu no treino desta manhã, está devidamente autorizado pelo clube a apresentar-se mais tarde depois de ter estado na Gold Cup ao serviço de Curaçao.

«Temos todas as condições para dar um passo maior»
A falar pela primeira vez à comunicação social depois da mudança para Moreira de Cónegos, Vasco Botelho da Costa destacou o crescimento sustentado do clube e abordou também o recente investimento norte-americano no Moreirense.
«Encontrei uma vila fantástica, as pessoas extremamente acolhedoras. O Moreirense é um clube exemplar a nível de gestão e de crescimento sustentado. Os valores do clube estão muito bem definidos e esta pequena mudança que acabou por acontecer no clube (entrada do investimento americano), traz todas as condições para darmos aqui um passo maior no que toca ao crescimento do clube. É a nossa primeira experiência a norte do país e estamos aqui também para enrijecer com as gentes do Norte», começou por dizer o técnico.
«Estamos muito otimistas, contentes por estar aqui e ansiosos. Aliás, eu estou aqui a falar com vocês com todo o gosto, mas quero ir para ali ver a bola a correr para começar a sentir o tato ao nosso plantel. Tanto os nossos reforços como os jogadores que transitam têm muita qualidade e é para isso que nós estamos aqui, para também demonstrarmos a nossa qualidade», acrescentou Vasco.
Já o capitão Marcelo realçou o bom grupo de trabalho e garantiu dar tudo para ajudar o novo treinador a ter sucesso.
«Falamos poucos, é o primeiro treino que fazemos. Já deu para perceber que vai ser bastante exigente com o grupo. Disse que o nosso grupo já é um bom grupo, que já vem há dois anos junto, e que estamos preparados também para o ajudar. Ele vai-nos ajudar muito também. Tenho a responsabilidade de integrar o mais rápido possível toda a gente e fazê-los sentirem-se em casa e confiantes para realizar o melhor.»
Rodrigo Alonso, médio ex-Villareal, foi um dos quatro reforços dos cónegos e demonstrou estar muito satisfeito por ter escolhido Moreira de Cónegos.
«Desde o primeiro dia estou muito contente. Receberam-me muito bem. Quando vim cá ver o clube gostei muito, as pessoas foram muito próximas e estou muito feliz. Falei com alguns amigos que jogam e jogaram cá em Portugal e todos me disseram muito bem. O Cédric (Teguía) e o Jorquera também me ajudaram bastante a ambientar e estou muito motivado para triunfar aqui.»