Lionel Messi está furioso com a MLS. O avançado argentino e Jordi Alba, ambos do Inter Miami, foram punidos pela liga com um jogo de suspensão por não terem comparecido no All Star Game na última quinta-feira, um jogo que colocou frente a frente os melhores jogadores das ligas norte-americana e mexicana.

O craque argentino, de 38 anos, e o espanhol, de 36, alegam que precisavam de descanso, mercê dos muitos jogos que têm realizado no campeonato, e falharam o encontro com a anuência do Inter Miami e do seu treinador, Javier Mascherano.

Mas este jogo é deveras importante na cultura norte-americana e muitos adeptos compraram bilhetes para ver Messi em campo. Daí que a ausência do craque tenha sido mal recebida pela MLS, deixando os respetivos responsáveis "furiosos e envergonhados". Don Garber, o presidente da Liga, admitiu que a decisão de punir os dois jogadores foi "muito difícil de tomar".

Messi e Alba não vão poder defrontar amanhã o Cincinnati, líder do campeonato, e o argentino está furioso. "Ele está muito chateado, extremamente chateado, como seria de esperar", contou Jorge Mas, acionista maioritário do Inter Miami, preocupado com a renovação do contrato do 8 vezes vencedor da Bola de Ouro. "Espero que isto não tenha consequências a longo prazo. Terá algum impacto na perceção dos jogadores sobre o funcionamento da liga? Com certeza ", atirou.

Jorge Mas pediu a mudança da regra. "Eles querem estar na competição, querem jogar. É por isso que estão aqui: para jogar e vencer. Mas também entendem a importância do jogo de sábado [com o líder Cincinnati] e a reação foi exatamente a que se esperaria de dois jogadores competitivos, que não percebem esta decisão, que não entendem por que não comparecer a um jogo particular leva diretamente a uma suspensão. A regra é o que é, mas eles não a entendem... Acho que a punição para esta regra é absolutamente draconiana."