Está encontrado o central que vai completar o lote à disposição de Francesco Farioli em 2025/26: o polaco Jan Bednarek prepara-se para deixar o Southampton, despromovido ao Championship na última temporada, para ser reforço do FC Porto, a troco de 7,5 milhões de euros. O contrato de Bednarek com os dragões será de quatro anos, até 2029.

Internacional A pela Polónia em 69 ocasiões, o defesa tem longa experiência no futebol inglês, onde chegou em 2017, contratado pelo Southampton ao Lech Poznan. Nos saints fez praticamente toda a carreira naquele país, com exceção à primeira metade da temporada 2022/23, na qual esteve emprestado ao Aston Villa.

Nas pernas traz quase 200 jogos no principal campeonato do futebol inglês e aumentará para mais de 70 milhões de euros o investimento no mercado, um valor recorde na história dos azuis e brancos. Somando a compra dos restantes 35% do passe de Samu ao Atlético Madrid (€12 M) e da ativação da obrigação de compra de Nehuén Pérez (€13,3 M), o dinheiro gasto pela SAD de André Villas-Boas quase atinge os 100 milhões de euros.

O polaco chegará na segunda-feira à tarde à Invicta, a fim de cumprir exames médicos e ser apresentado para se colocar ao dispor do treinador italiano, sendo o segundo central contratado pelo FC Porto neste defeso, depois do croata Domink Prpic ao Hajduk Split. Estão, assim, colmatadas as saídas de Iván Marcano (fim de carreira) e Otávio (Paris FC).