Apesar de ter obtido o menor tempo de testes aerodinâmicos para 2025 após uma histórica vitória no título de Construtores, o chefe da McLaren, Andrea Stella, continua confiante de que a eficiência—e não o tempo—será a chave para se manter à frente dos rivais da Fórmula 1.
As Regras de Testes Aerodinâmicos da F1 Afetam Severamente os Campeões
As Restrições de Testes Aerodinâmicos (ATR) da Fórmula 1, introduzidas em 2022, visam nivelar o campo de jogo ao alocar menos tempo de túnel de vento e CFD (Dinâmica de Fluidos Computacional) às equipas mais bem-sucedidas. Para a McLaren, o seu primeiro título de Construtores em 26 anos veio com uma penalização: apenas 70% da alocação base de testes para 2025, uma redução em relação aos 85% da temporada de 2024.
A equipa que terminou em 10º lugar na classificação terá uma alocação de 115%, criando uma diferença significativa nas oportunidades de teste. No entanto, o diretor da McLaren, Andrea Stella, permanece impassível.
“Você sempre escolheria P1 no campeonato e depois veria como pode melhorar a sua eficiência,” disse Stella à Autosport, enfatizando que qualidade supera quantidade quando se trata de desenvolvimento aerodinâmico.
O Campo de Batalha de 2024: Lições Aprendidas em Margens Apertadas
A temporada de Fórmula 1 de 2024 foi um jogo de xadrez implacável de atualizações e inovação. O desempenho entre as principais equipas esteve mais próximo do que nunca, com a Red Bull, Ferrari e Mercedes a experienciar resultados flutuantes e problemas de correlação—um sinal de que mais tempo de teste nem sempre resulta em melhores resultados.
“Não é porque tenho três vezes mais tempo de túnel de vento que necessariamente desenvolvo o carro três vezes mais rápido,” explicou Stella. “Vimos este ano muito bem que as atualizações de algumas equipas nem sempre se traduziram em progresso.”
Para a McLaren, o foco está no desenvolvimento de precisão—aproveitando ao máximo cada sessão de testes para encontrar ganhos reais de desempenho.
Túnel de Vento Interno da McLaren: Um Mudador de Jogo
A ascensão da McLaren à glória do campeonato em 2024 foi impulsionada por uma atualização crítica da infraestrutura: o seu túnel de vento interno. Anteriormente, a equipa dependia do túnel de vento da Toyota em Colónia, Alemanha—um arranjo que frequentemente atrasava o seu processo de desenvolvimento devido à logística.
Stella destacou o enorme aumento de eficiência que a McLaren agora desfruta:
“Com a Toyota, a peça estava pronta, mas os testes iriam ocorrer dois dias depois devido ao envio,” disse Stella. “Agora, a peça está pronta, e foi testada duas horas depois. Ganha-se tanta eficiência.”
Embora a vantagem logística seja significativa, Stella foi rápido a enfatizar que o sucesso da equipa se deve à sua abordagem holística ao desenvolvimento aerodinâmico.
“Eficiência Sobre o Tempo de Teste”: A Fórmula Vencedora de Stella
Stella acredita que a arma secreta da McLaren é o seu foco incansável em gerar conhecimento e eficiência dentro dos testes aerodinâmicos—independentemente das restrições.
“Mesmo que tenhas mais restrições, a forma como geras conhecimento e eficiência é, de longe, a coisa mais importante,” sublinhou.
Esta filosofia transformou a McLaren de um desafiante numa potência vencedora de títulos, e Stella está confiante de que essa mesma mentalidade os manterá à frente da concorrência em 2025—mesmo com o tempo de teste reduzido.
Por Que a McLaren Não Está Preocupada
Enquanto os rivais podem ver a redução do tempo de testes como um obstáculo, a McLaren vê isso como um desafio para refinar ainda mais a sua abordagem.
A confiança de Stella baseia-se na capacidade comprovada da equipa de entregar grandes atualizações—como as que foram vistas em Austin e Singapura—mesmo sob limitações de tempo e recursos.
Para a McLaren, não se trata de quanto tempo passam no túnel de vento, mas de quão eficazmente utilizam esse tempo.
Podem a McLaren Manter-se no Topo em 2025?
À medida que a Fórmula 1 entra numa nova temporada imprevisível, a estratégia da McLaren é clara: trabalhar de forma mais inteligente, não mais arduamente. Com um carro vencedor de títulos, uma operação de túnel de vento eficiente e a liderança de Stella, a McLaren não tem intenção de deixar que a redução do tempo de testes aerodinâmicos desvie o seu impulso.
Para os seus rivais, isso deve ser um aviso: A McLaren não está a abrandar tão cedo.