O FC Alverca é, garantidamente, um candidato. A formação ribatejana venceu, este domingo, na receção ao Marítimo por uns expressivos 5-0 e aproveitou o desaire do FC Penafiel para subir ao segundo lugar da Liga Portugal 2 Meu Super, que dá subida direta à Liga Portugal Betclic.

A formação da casa começou praticamente a ganhar, já que o marcador mexeu pela primeira vez logo aos seis minutos. Brenner Lucas foi lançado em correria pelo flanco direito, conseguiu tirar o cruzamento - de primeira - antes que a bola transpusesse a linha final e Wilson Eduardo, na passada, atirou para o primeiro tento do desafio.

Desde os primeiros instantes se percebeu que a transição rápida seria uma arma do FC Alverca para a qual o Marítimo teria de estar atento. Os madeirenses reagiram de forma positiva ao golo sofrido numa fase precoce do desafio e responderam com uma série de aproximações perigosas à baliza de João Bravim.

Embora com bem menos bola do que o adversário, o conjunto treinado por Vasco Botelho da Costa esteve sempre confortável nessa situação. Aliás, deu até a sensação de que o FC Alverca preferia assim para depois poder ser efetivo no contra-ataque.

No melhor período dos insulares, o 2-0 surgiu através de uma grande penalidade. Inicialmente, o árbitro da partida considerou que a falta de Romain Correia sobre Andrezinho foi fora da área, mas o vídeo-árbitro (VAR) alertou para a correção e o lance transformou-se num castigo máximo que Wilson Eduardo aproveitou para converter.

O segundo golo foi um golpe duro para os madeirenses e o terceiro não surgiu pouco depois porque o VAR descortinou um fora de jogo de Brenner Lucas para anular o golo de Diogo Martins. O aviso ficou dado, contudo, e o 3-0 surgiu mesmo, aos 34 minutos, num contra-ataque liderado por David Bruno e finalizado de forma exemplar por Andrezinho.

Cada tiro, cada melro

O Marítimo voltou a entrar melhor no segundo tempo, à procura de ainda conseguir, de alguma forma, regressar à discussão do resultado. As aspirações madeirenses rapidamente esmoreceram, porém, em mais um contra-ataque do FC Alverca que o supersónico Brenner Lucas finalizou (52').

Já com contornos de goleada, o resultado ficou fechado aos 61 minutos, num desvio de Alysson na sequência de um pontapé de canto. A partir daí, o jogo desceu de qualidade e de ritmo, com as duas equipas conformadas com o resultado.

O Marítimo manteve mais bola e tentou ainda um golo que atenuasse o peso do resultado, mas não foi capaz de o fazer. Francisco França ainda tentou algumas vezes com recurso à meia distância, mas sem pontaria.

Agora com 38 pontos, o FC Alverca é segundo classificado, a dois do líder CD Tondela. O Marítimo está no 14.º lugar com os mesmos 25 pontos do FC Felgueiras, que é 15.º.